Resenha do Artigo Biodança

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
BIODANÇA COMO PROCESSO DE RENOVAÇÃO EXISTENCIAL DO IDOSO
ALENCAR, B. P. et al. Biodança como processo de renovação existencial. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, set./out. 2008.Resenhado por Vivianne Martins e Maria Clara Amorim, referente à Biodança como processo de renovação existencial do idoso, de autoria de Bárbara Pereira D’Alencar, Maria Salete Bessa Jorge, José MariaXimenes Guimarães e Maria Manuela Rino Mendes, formadas pela Universidade Estadual do Ceará e pela Universidade de São Paulo.
Neste artigo, as autoras buscaram identificar os efeitos da Biodança nos idososque a praticam. Observaram que na velhice as pessoas geralmente têm mais tempo disponível por causa da aposentadoria, crescimento e independência dos filhos. Situações que as levam ao sentimento desolidão e inutilidade e motivos de intenso sofrimento. Aos poucos vão se isolando, reduzindo sua mobilidade, buscando menos contato social e rompendo vínculos afetivos. A partir dessa constatação, énecessária a busca de métodos que facilitem o idoso a enfrentar esses problemas. A família deve ser sensibilizada, possibilitando uma maior interação com o idoso. O relacionamento familiar é essencial efundamental para a saúde.
A Biodança, além de buscar alternativas para o enfretamento desses problemas sociais com o idoso, tem o papel também de auxiliar e dar suporte aos idosos em que foramdiagnosticados com alguma doença, pois os orientam para um futuro onde a esperança e a fé são expressadas diariamente, prolongando a sobrevivência.
No estudo, os autores optaram pela epistemologiaqualitativa com abordagem etnográfica. A pesquisa foi realizada em Fortaleza – CE em uma instituição particular com pessoas acima de 50 anos. Os sujeitos do estudo foram pessoas que participavam do grupo deBiodança. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e de observação dos participantes do grupo.
Ao se adotar o método da Biodança, os autores concluíram que essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DE ARTIGO;
  • Resenha do artigo
  • Resenha artigo
  • Resenha de artigos
  • Resenha do artigo
  • Resenha de um artigo
  • Resenha de artigo
  • Resenha de artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!