resenha do artigo: AJARA, C. “As difíceis vias para o desenvolvimento sustentável: gestão descentralizada do território e zoneamento ecológicoeconômico”.ENCE/Rio de Janeiro. 2003.

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
AFV1
 AJARA, C. “As difíceis vias para o desenvolvimento sustentável: gestão descentralizada do território e zoneamento ecológicoeconômico”.ENCE/Rio de Janeiro. 2003.
1- Qual a ideia Central doAutor?
2- Quais são os seus argumentos que corroboram para sua ideia?
3- Quais os recursos que ele utiliza (dados, mapas, etc)
4- Qual a sua opinião sobre o tema?
5- Há outros fatores que o autordeveria abordar, mas não abordou?
Resenha:
O autor divide a discussão sobre o desenvolvimento sustentável em três eixos: 1) Desenvolvimento Sustentável: Noção Controversa?; 2) Algumas questõesrelevantes para pensar o desenvolvimento sustentável; 3) Um foco na sustentabilidade da Amazônia.
Na primeira parte do artigo o autor traça um panorama sobre o conceito do desenvolvimento sustentáveltendo como marco a década de 1960, onde muitos dos conceitos adotados atualmente surgiram. Várias contradições que permeiam os conceitos de desenvolvimento e de sustentabilidade são citados e também ocontraste que existe entras as ideias preservacionistas e as capitalistas. Nesse contexto o autor cita o zoneamento ecológico-econômico – ZEE como instrumento de planejamento capaz de amenizar ascontradições existentes do atua modelo econômico brasileiro para o desenvolvimento de regiões como a Amazônica.
O modelo do ZEE apresenta uma visão de planejamento complexa e busca fugir da dualidadesociedade/natureza de outros modelos. Porém o próprio autor cita projetos governamentais de incentivo a migração e expansão da fronteira agrícola que contradizem as ideias de sustentabilidade.
Apesar daideia do ZEE ser um avanço, os pilares para sua implantação, na minha opinião ainda são frágeis: o planejamento do Brasil só é feito para cureto e médio prazo; os interesse de grupos políticos eempresariais são colocados em primeiros plano em detrimento às demandas sociais e ambientais e o próprio projeto de desenvolvimento para a Região Amazônica ainda não é claro e muito menos acontece de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zoneamento do Rio de Janeiro
  • Desenvolvimento de produtos sustentáveis
  • Instrumentos de Planejamento e Gestão Ambiental do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município...
  • Território e prostituição na cidade do rio de janeiro
  • Resenha "O Rio de Janeiro e a República"
  • Resenha
  • Artigo Desenvolvimento Sustentável
  • Artigo desenvolvimento sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!