Resenha do artigo “Uma nova curva de crescimento para o século XXl” - Cesar G. Victora, Cora L. Araújo

Páginas: 3 (666 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Escola de Nutrição
Departamento de Nutrição Clínica e Social
Disciplina: Avaliação Nutricional I – NCS 126
Profª. Margarete Nimer
Alunas: G. D e G .LResenha do artigo “Uma nova curva de crescimento para o século XXl” - Cesar G. Victora, Cora L. Araújo

Segundo o artigo, crianças e seus respectivos desenvolvimentos são influenciados porfatores sócio econômicos. Sendo assim o fator crescimento é uma fonte viável de mensurar as condições que uma criança vive e a sociedade onde a mesma está inserida.
A referencia de crescimento até entãoque era utilizada (NCHS/OMS) realizava-se através de coletas antropométricas e utilizava critérios específicos como: Amostra restrita em termos de origem genética e alimentação das crianças atravéspredominantemente com mamadeiras. Peso e medidas eram medidas apenas ao nascer, o tamanho amostral oscila em diferentes idades. Com isso a curva NCHS-OMS apresentava desvio positivo distribuição de peso eum substancial nível de obesidade na infância.
A organização mundial de saúde estabeleceu em 1993 um grupo de trabalho sobre crescimento infantil que concluíram que déficit de crescimento erainconsistente como os múltiplos benefícios de saúde associados ao aleitamento materno, indicando que NHCS-OMS precisava ser representada, onde o novo conjunto de dados evidenciará como crianças devemcrescer.
Em 1995 um novo grupo pautado na iniciativa de 1993 criou um protocolo com quatro características: levar em conta a alimentação infantil, com alimento materno e ambiente que permite odesenvolvimento pleno genético; representatividade internacional; qualidade na coleta dos dados e elaboração das curvas. Também foram levados em conta componentes do desenvolvimento motor e bem estar dascrianças, atrelado a avaliação antropométrica.
O estudo internacional para a elaboração das novas curvas de crescimento da OMS, contou com pediatras, nutricionistas, biólogos humanos, epidemiologista e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva de crescimento
  • A escravidão no século xxl
  • descriminaçao em pleno seculo xxl
  • Gestao nas empresas do seculo XXl
  • Ensino no século xxl
  • Resenha do artigo “Novas tendências no tratamento de efluentes têxteis”.
  • Problemas e desafios da educação do século XXl
  • curva de crescimento bacteriano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!