Resenha do artigo “Uma nova curva de crescimento para o século XXl” - Cesar G. Victora, Cora L. Araújo

666 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Escola de Nutrição
Departamento de Nutrição Clínica e Social
Disciplina: Avaliação Nutricional I – NCS 126
Profª. Margarete Nimer
Alunas: G. D e G .L

Resenha do artigo “Uma nova curva de crescimento para o século XXl” - Cesar G. Victora, Cora L. Araújo

Segundo o artigo, crianças e seus respectivos desenvolvimentos são influenciados por fatores sócio econômicos. Sendo assim o fator crescimento é uma fonte viável de mensurar as condições que uma criança vive e a sociedade onde a mesma está inserida.
A referencia de crescimento até então que era utilizada (NCHS/OMS) realizava-se através de coletas antropométricas e utilizava critérios específicos como: Amostra restrita em termos de origem genética e alimentação das crianças através predominantemente com mamadeiras. Peso e medidas eram medidas apenas ao nascer, o tamanho amostral oscila em diferentes idades. Com isso a curva NCHS-OMS apresentava desvio positivo distribuição de peso e um substancial nível de obesidade na infância.
A organização mundial de saúde estabeleceu em 1993 um grupo de trabalho sobre crescimento infantil que concluíram que déficit de crescimento era inconsistente como os múltiplos benefícios de saúde associados ao aleitamento materno, indicando que NHCS-OMS precisava ser representada, onde o novo conjunto de dados evidenciará como crianças devem crescer.
Em 1995 um novo grupo pautado na iniciativa de 1993 criou um protocolo com quatro características: levar em conta a alimentação infantil, com alimento materno e ambiente que permite o desenvolvimento pleno genético; representatividade internacional; qualidade na coleta dos dados e elaboração das curvas. Também foram levados em conta componentes do desenvolvimento motor e bem estar das crianças, atrelado a avaliação antropométrica.
O estudo internacional para a elaboração das novas curvas de crescimento da OMS, contou com pediatras, nutricionistas, biólogos humanos, epidemiologista e

Relacionados