Resenha do arigo de Geize Pivetta: "A Utilização do Fluxo de Caixa nas Empresas"

435 palavras 2 páginas
"No artigo de Geize Pivetta sobre A Utilização do Fluxo de Caixa nas Empresas, o uso desse sistema informacional para aprimorar a pequena empresa é essencial, se esta pretende se garantir no mercado onde atua.
O fluxo de caixa consiste num conjunto de dados de toda a parte financeira que passa pela empresa e que serve para organizar e assim ter as informações financeiras empresariais em mão para tomar decisões.
Este sistema de informações pode existir na empresa em conjunto ou ainda individualmente, pois sua aplicação depende apenas da visão de seus gestores aplicada na empresa e no sistema em si.
As pequenas empresas tem certa dificuldade de e expandir no mercado por que, normalmente, não manipulam bem as finanças, não conseguem se organizar bem e assim, por falta de equilíbrio empresarial, chegam ao fim. Com a utilização desse SI relativamente simples(e essencial) as empresas analisam bem os fatos financeiros e assim aumentam suas chances de perpetuação no mercado. Por recursos mal distribuídos, por fluxo mal processado, várias empresas pequenas conseguem acabar quando estavam com um lucro razoável, por mais incrível que pareça.
Pelo fluxo de caixa ter o andamento do dinheiro da empresa em função do tempo pode-se obter progressões, planejamentos, projetos, comparações, estatísticas reais para otimizar a empresa.
Embora seja tão importante, as empresas normalmente tratam o fluxo de caixa como algo a mais, não tão significante quanto realmente é e isso acaba com muitas chances da empresa crescer. É muito importante para os gestores e gerentes(especialmente), empreendedores, administradores e todas as funções da empresa perceberem que "na atual conjectura econômica em que a competitividade econômica no mercado está cada vez mais acirrada o mínimo que espera de uma empresa é controle do seu fluxo de caixa".
O principal fruto da utilização do fluxo de caixa é a possível estabilidade empresarial, mas um dos frutos mais avançados é o aumento do desempenho para

Relacionados