resenha divina comedia

Páginas: 4 (900 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
I. Referências Bibliográficas

ALIGHIERI, Dante. A DIVINA COMÉDIA – LIMBO, (Capitulo IV, Inferno). Editora Cultrix Ltda. 3ª edição, São Paulo, 1983. Tradução Hernani Donato.


II. Credencial doAutor


ANTE ALIGIGHIERI nasceu em Florença em 1265 de uma família da baixa nobreza. Sua mãe morreu quando era ainda criança e seu pai, quando tinha dezoito anos.

Pouco se sabe sobre a vida deDante e a maior parte das informações sobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições. As especulações sobre a sua vida deram origem a vários mitos que forampropagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar o fato da ficção. Pode-se encontrar muita informação em suas obras, como na Vida Nova (La Vita Nuova) e na Divina Comédia (Commedia).Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini - um famoso poeta que escrevia em italiano (e não em latim, como era comum entre os nobres), tendotambém se beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti - ambos mencionados na sua obra. Pouco se sabe sobre sua educação. Segundo alguns biógrafos, é possível que tenha estudado na universidade deBologna, onde provavelmente esteve em 1285.

A Itália no tempo de Dante estava dividida entre o poder do papa e o poder do Sagrado Império Romano. O norte era predominantemente alinhado com oimperador (que podia ser alemão ou italiano) e o centro, com o papa (veja mapa).

Dante nasceu em uma Florença governada pelos guibelinos, que haviam tomado a cidade dos guelfos na sangrenta batalhaconhecida como Montaperti (monte da morte), em 1260. Em 1289, Dante lutou com o exército guelfo de Florença na batalha de Campaldino, onde os florentinos venceram os exércitos guibelinos de Pisa eArezzo, e recuperaram o poder sobre a cidade.

Na época de Dante, o governo da cidade era exercido por representantes eleitos de corporações de operários, artesãos, profissionais, etc. chamadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A divina comedia
  • Divina Comédia
  • A divina comedia
  • A Divina Comedia
  • A divina comédia
  • A divina comedia
  • DIVINA COMÉDIA
  • A divina comédia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!