Resenha: "Die Gebrüder Skladanowsky" ("Um truque de luz")

398 palavras 2 páginas
Pontífica Universidade
Católica - Rio
COM 1262 – Introdução ao Cinema (2IG)
Caio

Período: 2013.1
CCM - BCI

Resenha: "Die Gebrüder Skladanowsky" ("Um truque de luz")
Assim como a idéia que o próprio título nacional passa ("Um truque de luz"), o cinema surgiu como atração circense acompanhando truques mágicos, acrobáticos entre outras atrações até então contemporâneas. Mas graças à vontade do homem de poder reproduzir imagens que até então eram apenas possíveis em recordações e em seu imaginário, acabou por se desenvolver e virar arte.
O filme em questão narra a história dos irmãos Skladanowsky e a invenção do bioscópio. Em uma combinação dos formatos de documentário ficcional / não-ficcional, o diretor Wim Wenders apresenta Lucy, filha de Max Skladanowsky, em duas linhas temporais distintas: criança, aonde descreve de maneira romanceada sua participação no processo de criação do projetor batizado como bioscópio e idosa, dando entrevista em um documentário (ficcional) sobre seu pai e tios.
Se trata de um filme historicamente impreciso e que toma diversas liberdades narrativas: a alternância entre os depoimentos reais de Lucy e as atuações ficcionais dos acontecimentos acabam sendo bem contrastados, assim como a participação de personagens da primeira linha temporal na segunda. Também por concluir sua história falhando em representar a polarização com os irmãos Lumiére, desconsiderando os diversos aperfeiçoamentos que Max faria em seu invento afiim de se manter relevante frente ao cinematógrafo (por sua vez, invenção dos Lumiére).
É impreciso definir isoladamente um precursor para o cinema porém, assim como a famosa citação de que "A história é escrita pelos vencedores" (George Orwell), é válido dizer que graças a superioridade do cinematógrafo em relação ao bioscópio, os irmãos Skladanowsky foram relegados a segundo plano, perdendo relevância histórica. Na função de reavivar a memória dos mesmos e nos lembrar de diversas
figuras

Relacionados