Resenha Descritiva, MENDONÇA, M. A. A. de, FREITAS, F. de A. e SOUZA, J. M. de Tecnologia da informação e produtividade na indústria brasileira. Rev. adm. empres.

681 palavras 3 páginas
- MENDONÇA, M. A. A. de, FREITAS, F. de A. e SOUZA, J. M. de Tecnologia da informação e produtividade na indústria brasileira. Rev. adm. empres., Mar 2009, vol.49, no.1, p.74-85. ISSN 0034-7590..

O texto foi escrito por Marco Aurélio Alves de Mendonça, Técnico de Planejamento e Pesquisa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, São Paulo, Brasil, Fernando de Almeida Freitas, Estatístico, Banco Bradesco S/A, São Paulo Brasil, e Jano Moreira de Souza, Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Esse estudo possui como visão o estabelecimento dos possíveis impactos decorrentes da adoção de tecnologia da informação, no índice de produtividade dos trabalhadores. Após o levantamento final os resultados indicam que a adoção de TI afeta positivamente a produtividade da mão-de-obra.

O texto é composto por seções e sub- seções: Introdução, Relação entre adoção de TI e Produtividade, Referencial Teórico da pesquisa, Produtividade do Trabalho como Variável Dependente, Conjunto de Dados, Resultados Preliminares, Impacto Econômico da adoção de Tecnologia da Informação: O modelo econométrico, Estimação e Resultado, e Considerações Finais.

Introdução – TI costuma designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação e está fundamentado nos seguintes componentes: hardware e sés dispositivos periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações; e gestão de dados e informações. O nível de profundidade com que tais tecnologias afetaram a atividade produtiva implicou o surgimento de um novo paradigma tecno-econômico (PTE). O atual PTE é baseado nas TI e, em princípio varia a contrapor-se ao modelo fordista. A produtividade do trabalho é uma medida parcial da produtividade de empresa das mais relevantes. Vale salientar que sua noção não se fundamenta nos esforços que a mão-de-obra tenha que realizar, mas na

Relacionados