Resenha de o príncipe

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
A seguinte resenha refere-se ao livro “O Príncipe”, escrito pelo autor italiano Nicolau Maquiavel, secretário e segundo chanceler da República Florentina, posto que pode lhe proporcionar oportunidadede fazer várias viagens diplomáticas, onde conheceu grandes personalidades. Maquiavel conviveu com os mais poderosos governantes de seu tempo, na Itália e no Norte e, dessa forma, foi testemunha vivade uma época de conquistas, com guerras constantes e troca de soberanos entre os diversos Estados. A presente obra é um livro, que se desdobra em 26 capítulos, de orientação prática de algumas açõespolíticas que o príncipe deve executar para conquistar a população e se manter no poder.
Apesar de que, provavelmente, Maquiavel tinha intenção inicial de dedicar a sua obra a Giuliano de Médici,irmão de Lourenço de Médici, o Magnífico, “O Príncipe” foi dedicado a esse último, em um momento em que os Médici tinham assumido o poder em Florença e Maquiavel tinha sido legado ao ostracismo, após aqueda de Soderini. Dessa maneira objetivava provar a sua habilidade suprema, na esperança de que suas ideias fossem bem recebidas pelo novo Príncipe e assim pudesse reconquistar uma posição que lhepermitisse retornar à vida política ativa. Nesta época os Estados italianos não eram unificados como hoje, e Florença se destacava como um dos grandes Reinos ao lado dos Estados Papais, do Reino deNápoles e do Ducado de Milão.
Os conceitos de Maquiavel têm por si que a base de todo o poder são boas leis e bons soldados, sendo a força o fator principal que assegura a manutenção do Estado, o quegarante ao príncipe estabilidade. Tais bases são também os dois modos existentes de combate, mas a primeira nem sempre é autossuficiente. O príncipe deve então exercer a força e praticar atos criminososse assim for necessário, mas deve moderar sua forma bruta usando-a racionalmente, e não é vantajoso demonstrar todas as virtudes que se tem em sua imagem pública, pois senão não conseguirá fazer o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha O príncipe
  • Resenha-O Príncipe
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha o principe
  • Resenha o principe
  • RESENHA O PRINCIPE
  • Resenha de O Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!