Resenha de O carnaval da tristeza

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Luiza Dupim
Resenha do texto “O Carnaval da tristeza”

O texto “O Carnaval da tristeza”, de Jorge Ferreira, apresenta as agitações públicas geradas a partir do suicídio de Getúlio Vargas em 24 deagosto de 1954. O autor descreve detalhadamente as reações populares diante do acontecimento desde o momento em que foi dada a trágica notícia, além de apontar a escassa literatura sobre alguns dospersonagens principais como o Carlos Lacerda, Rubens Vaz e Gregório Fortunato.
O texto se inicia com uma descrição do momento em que o suicídio era noticiado até a reação das pessoas ao ouvirem. Elediz: “Na praia do Flamengo, as pessoas abandonavam os carros, os táxis e os ônibus e procuravam, umas com as outras, confirmar o noticiário radiofônico como se resistissem em acreditar nos locutoresnervosos que falavam através dos painéis dos automóveis. O prefeito da cidade declarou feriado municipal, fechando o comércio, a indústria e os bancos.” A partir desse trecho, podemos resgatar umpouco a tristeza que começava a ser gerada naquela população. Tal tristeza culminou em manifestações e revolta populares, além da desarticulação do movimento oposicionista.
Além de descrever o episódio eseus desdobramentos, Jorge Ferreira, tenta também explicar o conjunto de símbolos e idéias em volta da figura de Vargas que criaram esse sentimento na população capaz de levá-la as ruas paraprotestar, depredando lojas, estabelecimentos comerciais e tudo o que fosse ligado aos “inimigos” de Vargas. Os registros desta manifestação populares, documentados pela imprensa da época, ajudaram o autor apesquisar e a perceber a importância de Getúlio na política nacional.
O autor também vai descrever os passos tomados pela oposição a partir do acontecimento, que vai tentar denegrir a imagem dolíder. Vargas, antes de seu suicídio, já vinha sofrendo criticas através dos meios de comunicação e da propaganda dos partidos oposicionistas, que tentavam atacar o presidente, acusando-o de corrupto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CARNAVAL DA TRISTEZA JORGE FERREIRA
  • resenha roberto damatta Carnavais
  • Resenha O Pais do Carnaval
  • resenha critica sobre o carnaval
  • Carnavais malandros e heróis
  • Resenha sobre o Carnaval
  • resenha critica sobre o carnaval
  • Tristeza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!