RESENHA DE “A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADADE”, DE STUART HALL

1150 palavras 5 páginas
HALL, STUART. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

RESENHA DE “A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADADE”, DE STUART HALL

HENRIQUE VALENTE TOBIAS

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Stuart Hall (2000) propõe analisar a identidade cultural a quebrando em: etnia, raça, língua, religião e, sobretudo, nação. Esses elementos comporiam um sistema de representação cultural, através do qual todo indivíduo se referencia, ou se referenciava até então, para ter um senso do que e de quem é, sua identidade. Segundo Hall (2000), atualmente há uma crise de identidade que conturba essas referencias e quebra qualquer fixa e sólida localização, em sentido metafórico. Porém, isso não significa um fim, nem perda total da identidade. O autor discute os fenômenos sociais novos, que tomam o lugar dos valores anteriores.
O começo de “A identidade cultural na pós-modernidade” logo avisa que seu tema é polêmico, por ser recente e ambíguo e que, portanto, “é impossível oferecer afirmações conclusivas ou fazer julgamentos seguros sobre as alegações teóricas que estão sendo apresentadas” (HALL, 2000, p.8). A obra é apenas exploratória e tenta avaliar a questão da crise de identidade.
Em seguida, Hall já delimita três diferentes tipos de sujeitos cronológicos: do Iluminismo, sociológico e pós-moderno. O primeiro é “totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo ‘centro’ consistia num núcleo interior” (HALL, 2000, p.10). Esse núcleo seria uma essência individualista do eu. O segundo sujeito é definido pela interação entre interior e exterior, por isso sociológico. Esse sujeito já demonstra características de quebra de identidade, já que pressupõe um conflito entre “eu” e “ele”, centro e paisagens sociais. O terceiro sujeito é o pós-moderno, cuja identidade não é fixa. Ele é cheio de posturas

Relacionados