Resenha de "Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas”, de Hercules Florence

1758 palavras 8 páginas
Obra analisada: “Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas”, de Hercules Florence

O autor é muito detalhista quando descreve a natureza. Isso, claro, se deve ao fato de Florence ter sido designado como o segundo desenhista na chamada expedição Langsdorff, nome do cônsul geral da Rússia, que organizou a viagem, Jorge Henrique de Langsdorff. Era protegido do imperador russo na época, Alexandre I, que queria mostrar a força do seu império em relação aos demais países europeus. Por isso, patrocinou a expedição Langsdorff, que fez um trajeto que, se fosse feito em 2012, já seria capaz de descobrir muito sobre o país, mas feito entre 1825 e 1829, foi capaz de mostrar a visão dos cientistas de um Brasil àquela altura absolutamente desconhecido.

É importante destacar que Florence tinha sua formação como um partidário da revolução francesa, ainda que tenha nascido em Nice no dia que Napoleão tornou-se imperador da França. Teve como uma das suas leituras na adolescência “As aventuras de Robinson Crusoé”, o que despertou o interesse por viagens e aventuras marítimas.

Assim, também, desenvolveu o seu gosto pela geografia e descrição de paisagens. Bebeu também da obra de Abade Raynal, que falava sobre a América. Juntando esse interesse por viagens e aventuras marítimas com a vontade de conhecer outras partes do mundo, fica mais fácil compreender como Florence se preocupava até mesmo em desenhar o céu dos cenários que viu no interior do Brasil. Seus relatos foram posteriormente analisados por meteorologistas, dando material para analisar o clima brasileiro.
Para poder conhecer o mundo, Florence se inscreveu na Marinha francesa. Foi assim que, em 1824, embarcou em uma viagem com a promessa do capitão de poder desembarcar onde quisesse na América. Foi naquele ano que Hercules Florence chegou ao Brasil e se estabeleceu no Rio de Janeiro e, em 1825, viu um anúncio que falava sobre a necessidade de um desenhista para uma expedição ao interior do Brasil.

Sem uma formação

Relacionados

  • IHB Bib Julho12
    47875 palavras | 192 páginas
  • trabalho
    130418 palavras | 522 páginas
  • acadamêmico
    130418 palavras | 522 páginas
  • acadamêmico
    130418 palavras | 522 páginas