Resenha De Sistema Fianceiro

4520 palavras 19 páginas
Resumo dos Capítulos 3 e 4 :

Sistema Financeiro Nacional e Mercados Financeiros: Monetário e Crédito

Capítulo 03 - Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras Públicas e Privadas. Possui um órgão normativo máximo, o CMN - Conselho Monetário Nacional.
Por meio deste sistema ocorre a relação entre agentes carentes de recursos financeiros (Deficitários) com aqueles agentes que geram poupança e possui condições de financiar os agentes carentes que dependem em consumo e investimentos mais altos que suas rendas (Superavitários), obtendo a relação de Intermediação Financeira.
O Sistema Financeiro Nacional foi estruturado e regulamentado pela Lei de Reforma Bancária (1964), Lei do Mercado de Capitais (1965) e a mais recente, Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988). Ele é constituído por todas as instituições financeiras, públicas e privadas existentes no país.
Elas são classificadas em dois grupos:
Bancárias ou Monetárias

Não Bancarias ou Não Monetárias
O primeiro grupo são aqueles que permitem a criação de moeda escritural (por meio de depósitos a vista e usam esses depósitos para realizarem empréstimos e financiamentos. São representadas pelos Bancos comerciais e múltiplos.
O Segundo grupo não está autorizado a receber os depósitos a vista, trabalhando assim com ativos não monetários como: ações, letras de cambio, certificados de depósitos bancários, debêntures e etc.
A estrutura do sistema financeiro ainda se divide dois subsistemas:

Normativos: Ele que garante o funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições fiscalizando e regulamentando suas atividades pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil (BACEN)
No subsistema normativo se enquadra ainda três outras instituições Financeiras: o Banco BNDES, Caixa Econômica e o Banco do Brasil por apresentarem um caráter especial de atuação (interagindo com vários outros segmentos do mercado

Relacionados

  • Leasing
    10843 palavras | 44 páginas
  • A POL TCA ECON MICA DO GOVERNO DILMA E OS LIMITES DO CRESCIMENTO Vers O 9
    75164 palavras | 301 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas