Resenha de revolução industrial

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
A Revolução Industrial e a influência na sociedade atual

A revolução industrial iniciou-se na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Para isso contribuíram diversos fatores, como osavanços agrícolas, a dinâmica demográfica, o alargamento dos mercados, a capacidade empreendedora dos britânicos e, sobretudo, o avanço tecnológico.
A indústria do século XVIII foi marcada por inovaçõesrevolucionárias, o surgimento da máquina a vapor, a máquina de tecer e a máquina automática de fiação, são alguns exemplos disso.
O sector algodoeiro foi altamente desenvolvido, devido ao aumento daprocura interna e externa e a abundância de matéria-prima nas colónias inglesas. A invenção das máquinas de fiar e de tecer levou a que se produzissem mais tecidos, levando a um inédito aumento daprodutividade e de produção, chegando a atingir milhões de lucro. Este elevado lucro obtido levou a que as unidades industriais pudessem crescer rapidamente, tornando os artesãos em ricos industriais.
Ametalurgia foi igualmente desenvolvida, sendo essencial nos progressos de industrialização, pois era ela que fornecia máquinas que eram indispensáveis para esses progressos. A fusão do ferro, obtidoatravés do coque, em vez da utilização do carvão vegetal, levou a que se resolvesse o problema de combustível necessário a este sector, e levou a que se aplicassem foles para ventilar os altos-fornos, oque permitiu melhorar a qualidade e aumentar a produção. O ferro foi, gradualmente, substituindo os outros materiais, tornando-se principal sector industrial.
Neste avanço tecnológico, James Wattteve um papel fundamental. James Watt criou e desenvolveu a máquina a vapor, a primeira fonte de energia artificial da História. Com esta invenção foi possível substituir a mão-de-obra humana, emtrabalhos em que esta era indispensável, tendo-a reduzido drasticamente.
A Revolução Industrial, para além das transformações tecnológicas, transformou também a sociedade tradicional, transformando-a em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha sobre revolução industrial
  • Resenha Revolução industrial
  • resenha revolução industrial
  • Resenha crítica Revolução Industrial
  • resenha eric hobswan, revolução industrial
  • Resenha do filme: revolução industrial na inglaterra
  • Resenha sobre a Revolução Industrial de Eric Hobsbawm
  • Resenha – a revolução industrial e o surgimento do social como problema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!