Resenha de psicodiagnóstico

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
ANCONA-LOPEZ, SILVA. A porta de entrada: da entrevista de triagem à consulta psicologica. Tese de doutorado apresentada ao programa de pós-gradução em Psicologia Clinica da Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, Brasil: 1996. 220p

A autora inicia falando sobre o significado da entrevista de triagem para o cliente, que ao que relata, o cliente não leva muito em consideração, como nãosendo muito significativa para ele.
E que a entrevista de triagem deveria ser vista como uma consulta psicologica, tendo em vista que o cliente está buscando por uma ajuda imediata, e por experiencias em outras instituições, ele sabe que o atendimento é demorado, devido a fila de espera.
Um caso que a fez se preocupar com o modelo da entrevista de triagem, foi quando uma senhora chega naclinica-escola onde ela trabalha, e pede para ser atendida pois precisava de ajuda. Como de praxe a recepcionista coloca seu nome da fila de espera.
Então a autora que é psicologa nessa clinica, vendo o estado dessa senhora: deprimida, cabelos sem pentear, postura curvada. Resolve entao atende-la nesse momento que ela busca ajuda. Entre as queixas relatadas estavam alguns sintomas de depressão, onde elarelata estar sem animo para levanta-se da cama, de se arrumar, de cuidar da casa e dos filhos.
Em um primeiro momento, ela se ve impotente frente a essa senhora, e ela pensa em qual profissional encaminha-la, se teria que ter tratamento medicamentoso ou não. Muitas duvidas invadem seus pensamentos durante o relato da senhora.
Em um certo momento percebemos que há uma irritação da autora emrelação a fala da senhora, que é como se fosse uma afronta, e lhe da vontade de dizer a ela para ela “acordar para a vida”. Porem neste momento ela percebe que ela não esta escutando a senhora, ela esta pensando no encaminhamento, então ela volta sua atenção para a senhora e começa a uma escuta diferente. Juntas elas começaram a discutir opções de mudança, que nem tudo estava perdido, que como elaera uma mãe esforçada e dedicada, ela teria a capacidade de dar a volta por cima. Começando por sua aparencia, tingir os cabelos, voltar a cuidar da casa.
Nesse momento ela percebe uma mudança na postura da senhora, ela se mostra mais animada. Então a autora resolve encaminha-la para um profissional, no qual um tempo mais tarde é informada sobre o quanto aquela senhora ficou agradecida por esseprimeiro acolhimento.
Foi a partir dessa entrevista de triagem que surgiram ideias a respeito de como fazer dessa entrevista inicial, uma primeira consulta com direito a intervenção, já que nesse primeiro momento as emoções estão fortes, e o desespero pela ajuda favorece uma mudança. Ela se pergunta qual o motivo da mudança, tanto na escuta dela, quando na fala da cliente. O que teria forçado apassagem para dentro de nossas historias interiores, criando um espaço de sentido que incorporaria a essas historias. Acredita-se que tudo começou a mudar a partir do momento que ela foi atendida sem horario marcado, se sentiu acolhida no seu sofrimento. E de como de modo sutil foi dito a ela era capaz, mudando assim a sua expressao para positivo.
Como sempre relutou em não ter o primeiro contatocom o cliente, que estava ali desesperado por ajuda, e não poder ajudar, e ele ter que aguardar longo periodo para encaminhamento. Essa senhora lhe chamou a atenção e ela não pode ficar ali parada deixando a mulher ir embora deprimida.
Após essa experiencia ela precisou substituir uma colega de trabalho, e assumir as entrevistas de triagem, mas que logo percebeu que essa entrevista seria umaintervenção psicologica. Ela cita Mahfoud, que a entrevista de triagem deveria ser uma porta aberta que podem significar facilitação para um novo pedido de ajuda ou facilitação para suportar a espera do atendimento.
Ao decorrer de sua tese a autora explica sobre os termos de triagem, que significa verificar se o cliente se adequa aos atendimentos da instituição, inscreve-lo no setor apropriado, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha psicodiagnóstico
  • Resenha Critica de Psicodiagnóstico
  • Resenha
  • Resenha cap 6 psicodiagnostico interventivo
  • resenha O Psicodiagnóstico Interventivo sob o enfoque da Narrativa
  • Resenha do cap 11 do livro psicodiagnóstico IV
  • resenha cap 8 psicodiagnostico interventivo a evolucao de uma pratica
  • Psicodiagnóstico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!