Resenha De Paisagismo Ecodesenho Urbano

825 palavras 4 páginas
Resenha crítica do livro:

ECODESENHO URBANO, Eduardo Neira Alva

1. Introdução

Ecodesenho Urbano é um projeto da vida de Ignacy Sachs, o qual tem como principal conceito e importância: harmonização da forma arquitetônica ao meio natural e, mais particularmente, a adaptação ao clima, ao meio ambiente e a certas tradições culturais.

2. Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente Construído

As sucessivas revoluções tecnológicas dos dois últimos séculos deram início a um intenso processo de mutação nas relações sociedade / natureza, impulsionado pela introdução de artefatos tais como o automóvel, computador, etc. Nas grandes cidades industriais, água, matéria-prima, energia elétrica, alimentos, mão-de-obra e informação, são transformadas diariamente em bens de consumo, mas também, em calor, gases, poeira, esgoto, e muita poluição. O que acaba, juntamente com o desenvolvimento das formas e espaços urbanos, acaba degradando o desenho urbano das cidades. Para isso, deve-se iniciar uma educação ambiental, que consiste em um novo entendimento cultural das relações entre o meio ambiente e os artefatos que são incorporados à vida humana. A educação ambiental é o caminho mais curto para alinhar o desenvolvimento tecnológico e a construção, ou seja, o habitat humano. Portanto, a biologia está para o meio ambiente natural, como a antropologia cultural está para o meio ambiente construído.

3. A Noção de Ecodesenho

O ecodesenho é uma conseqüência do ecodesenvolvimento, uma concepção de desenvolvimento não predatório que leva em conta fatores ambientais, sociais e econômicos próprios de cada cultura, e que faz da criatividade seu melhor recurso. O desenho é classificado como síntese criativa que transforma idéias em coisas; conhecimentos, emoções, ou seja, uma arte. Então, o ecodesenho urbano é um ato criativo que traduz fatores sociais, econômicos e culturais em meio ambiente construído. O

Relacionados