Resenha de " Notícias de uma guerra particular"

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
SALLES, JOÃO MOREIRA; LUND, KÁTIA. Notícias de uma guerra particular. Produção de João Moreira Salles e direção de Kátia Lund. Rio de Janeiro, 1999. Documentário, 57 min. cor, som.
O documentário “Notícias de uma guerra partícula”, dirigido por Katia Lund e João Moreira Salles, teve seu lançamento no ano de 1997. São 57 minutos de entrevistas e relatos que tem como tema central a guerra entrepolicias , traficantes e a relação dos moradores das favelas do Rio de Janeiro da década de 90.
Katia Lund (São Paulo , 1966) é diretora de cinema e roteirista brasileiro-estadunidense . Em sua carreira tem participações como co-diretora no filme “Cidade de Deus” e trabalhos com o famoso diretor Spike Lee. Lund começou a trabalhar na produção do documentário “ Notícias de uma guerra particular”em 1996. Com o sucesso do documentário sua carreira de cineasta avançou e ela participou de diversos outros filmes, documentários e clipes que retratam a realidade da favela.
João Moreira Sales ( Rio de Janeiro, 1962) é roteirista e diretor de cinema. É um dos fundadores da produtora VideoFilmes (1987). Ainda nesse ano produziu alguns filmes que ajudaram na retomada do cinema brasileiro. Estãoem seu currículo produções como: “China, O Império do Centro” e o roteiro do documentário "Krajcberg, o Poeta dos Vestígios".
“Notícias de uma guerra particular” retrata a relação que envolve os policias, os moradores e os traficantes das favelas cariocas. Os relatos apresentados pelo documentário mostram as versões que esta guerra tem. Em um primeiro momento podemos ver imagens de queima deentorpecentes. De acordo com o documentário a venda e tráfico de drogas é a grande responsável pelo aumento do número de homicídios no Rio de Janeiro na década de 90. Os números da Policia Carioca informam que nos anos 90 o número de pessoas que o tráfico de droga empregava atingiam 100 mil. Apesar de nem todas os traficantes de entorpecentes morarem em favela a repressão do governo se concentra nosmorros cariocas.
O relato do policial demonstra todo o conflito existente tanto interno quanto externo nas operações que ocorriam nas favelas cariocas. Em sua própria fala o Capitão de Operações Rodrigo Pimentel diz viver dois momentos emocionais ao se preparar para seu trabalho nestas operações. O primeiro é um de invencibilidade que a farda dá, de vontade de subir a favela e acabar com ocontrole dos traficantes. O segundo momento é um momento de medo e insegurança, de temor pela sua vida.
Se de um lado tempos a narrativa de um policial, o desejo de acabar com esse tráfico, do outro temos as razões e motivações dos traficantes. Em sua grande maioria são jovens que tiveram como sua primeira oportunidade de lucro financeiro o tráfico, que recorreram a esta oportunidade, de acordo comseus relatos, não para comprar drogas, mas sim para manter a sua existência. Para proporcionar para seus familiares uma condição de vida melhor, para conseguir ter em mãos coisas que um emprego formal não lhes traria.
Em um terceiro ponto de vista temos o morador da favela. Que está no meio desta guerra e continua trabalhando todos os dias e se preocupando com o futuro de seus filhos. Os relatossão diversos, a preocupação é evidente com o rumo que o local onde habitam está tomando. Janete, uma moradora da favela, relata que antes de existir o tráfico não havia respeito dos policiais ao entrarem nas casas dos moradores. Quando o tráfico entrou nos morros os policias começaram a agir com mais cautela.
Durante todo o documentário perceberemos que a um suporte do “traficantes” aosmoradores da favela. Nas palavras dos moradores vemos que as necessidades básicas não supridas pelo dito emprego formal, ou mesmo pelo Estado, passam a ser sanadas pelos traficantes. Em um primeiro momento o tráfico de drogas proporcionou a favela, a oportunidade de se defender de uma policia que entrava nas casas dos moradores e agia da maneira que bem entendia.
O envolvimento de menores com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Notícias de uma Guerra Partícular
  • Resenha Filme "Noticias de uma Guerra Particular"
  • resenha documentario noticias de uma guerra particular
  • Resenha documentario noticia de uma guerra particular
  • Resenha documentário: notícias de uma guerra particular.
  • Resenha Documentário "Notícias de uma guerra particular"
  • Resenha do filme "notícias de uma guerra particular"
  • Resenha do documentário: Notícias De Uma Guerra Particular.

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!