REsenha de Metodologia

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
ENGEL, G.I. Pesquisa-ação, Educar em Revista, Paraná, n.16, p 181-191, 2000.
Disponível em: . Acesso em: 23 de maio, 2014.
Objetivo(s) do Texto:
O objetivo é fazer uma introdução à pesquisa-ação sob o aspecto de sua utilidade e das críticas a ela endereçadas. Discutindo conceito e características essenciais.

IdeiasPrincipais e Avaliação do Texto:

Pesquisa-ação, esse tipo de pesquisa é muito discutida na literatura estrangeira, entretanto, no Brasil sendo pouco reconhecida, o presente trabalhotrouxe um pouco da pesquisa introduzindo-a utilizando o conceito e suas características. “Segundo Engel (2000), pesquisa-ação é um tipo que tem oposição a pesquisa tradicional, que é considerada“independente”, “não-reativa” e “objetiva” em ação”. Essa pesquisa tem como marco a busca da união entre a pesquisa propriamente dita com a ação ou prática. Seu surgimento veio justamente para tentar superar alacuna existente entre teoria e prática através da inovação, um dos pioneiros nesse tipo de pesquisa foi o psicólogo Kurt Lewin (1890-19470, anos mais tarde sendo aplicada também na sociologia eatualmente em outras áreas do ensino. Nas salas de aulas esse tipo de pesquisa teve e tem fundamentação de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa em si, afirmando que se os conhecimentoscientíficos são provisórios e dependentes de um contexto histórico, os professores, sendo homens e mulheres da prática educacional, uma vez de apenas consumidores da pesquisa realizada por outros,deveriam transformar suas próprias salas de aulas em objeto de pesquisa, sendo um instrumento ideal, relacionada à prática.
Além da área da educação, esse tipo de pesquisa pode ser aplicadaem qualquer lugar que haja interação social que se caracterize um problema. Analisando criticamente esse tipo de pesquisa se mostrar muito eficiente em pesquisas envolvendo pessoas, tarefas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha metodologia
  • RESENHA DE METODOLOGIA
  • resenha metodologia
  • Resenha Metodologia
  • Metodologia
  • Resenha metodologia
  • Resenha Metodologia
  • RESENHA METODOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!