Resenha de Juventude: Outros Olhares sovre as Diversidades

2808 palavras 12 páginas
Universidade de Brasília
População e Meio Ambiente

Alessandro Burdisso de Oliveira

Resenha de “JUVENTUDE: OUTROS OLHARES SOBRE AS DIVERSIDADES”

O conhecimento do perfil da juventude de um país é essencial para se estabelecer as diretrizes futuras dessa geração, além de entender quais impactos esses jovem vão ter no crescimento do país. No caso do Brasil, é importante analisar os jovens em diferentes contextos, como no meio rural e urbano, na cidade grande e pequena, e nas diversas classes sociais.
A crise mundial que se estabeleceu nos últimos anos criou um momento conturbado para os jovens do Brasil. Apesar disto, a juventude no país se apresenta bastante otimista quanto as perspectivas sobre o futuro.

Juventude, Juventudes: Pelos outros e por elas mesmas
A juventude pode ser considerada homogênea para alguns autores que consideram apenas o fator idade, uma vez que, a passagem por determinadas idades implica em passar por experiências parecidas. Porém, outros autores declaram que não existe uma juventude homogênea no Brasil, muito pelo contrário, há grandes diferenças de oportunidades, facilidades, dificuldades e de poder sobre a própria sociedade.
Ao longo do tempo, os jovens se comportaram de forma bastante peculiar. É bastante notável que há aspectos diferentes nos jovens, que variam de acordo com o contexto histórico, social e geográfico. Ainda assim, é possível ver algumas semalhanças marcantes: a procura pelo novo, a busca de resposta para situações e contextos antes desconhecidos, o jogo com o sonho e a esperança e as incertezas perante os desafios que são colocados.
Sobre o olhar das pessoas mais velhas, os jovens são vistos, por muitas vezes, como sujeitos sem identidades prórpias, oscilando entre considerá-los adultos ou não adultos ainda. Desta forma, o interesse da sociedade sobre a juventude é bastante difuso e oscilante. Alguns apresentam uma visão bastante negativa sobre os jovens, não conseguindo distinguir os aspectos

Relacionados