Resenha de história da arte como historia da cidade - argan

Páginas: 3 (538 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
O Amor pelas Cidades e pela Arte

Giulio Carlo Argan foi um dos maiores críticos da arte e da cidade no século XX. Seus trabalhos permeam entre a história e as relações humanas com a arte. Foiprofessor de História da Arte na Universidade de Roma e também prefeito da mesma cidade. Dentre o seu legado bibliográfico destacamos História da Arte Italiana, Gropius e a Bauhaus, Arte Moderna, eProjeto e Destino. Contudo, o livro aqui resenhado transborda os limites da crítica, e segue além. É uma declaração de amor às cidades italianas, de um homem que se dedicou tão apaixonadamente acompreendê-las.
Na primeira parte do livro, o autor explica e correlaciona os conceitos sobre História da Arte e a Cidade. Neste capítulo, Argan apresenta as suas preposições que norteiam a metodologia utilizadapara elaborar sua obra. Para ele, a História da Arte é o procedimento que enquadra os fenômenos artísticos no contexto da civilização, enquanto a cidade é um produto artístico por si próprio. Acidade é o espaço do convívio humano, além de ser o suporte para as manifestações artísticas. Sendo assim, essa relação entre homem e espaço habitado cria significados e representações por meio da cultura.Consequentemente o espaço urbano também é um espaço imaginário, pois cada habitante projeta mentalmente nesse último o espaço da própria vida.
A segunda parte da obra versa sobre a questão dosmonumentos e de seus significados para as cidades. Argan evoca grandes nomes da arquitetura e da arte para exemplificar a composição monumental das paisagens urbanas nas cidades italianas. Cabe uma atençãoespecial descrita pelo próprio autor: o monumento é único e o que o qualifica desta forma é a sua importância histórica, isto é, o seu valor enquanto signo para toda sociedade; já o monumental é oconjunto desses elementos. Argan exemplifica seu pensamento descrevendo algumas obras arquitetônicas e urbanas de Palladio, Alberti, e Bernini; cada qual com seus propósitos próprios, contudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte como história da cidade
  • História da arte como história da cidade
  • Resenha "Cidade e História"
  • Resenha
  • A Cidade na Historia Resenha
  • RESENHA HISTORIA DAS CIDADES
  • Resenha crítica
  • resenha Historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!