Resenha de: HARVEY, David. O NEOLIBERALISMO-história e implicações – Capítulo 5: Neoliberalismo “com características chinesas”. p.131-163, Ed. Loyola, 2008.

1823 palavras 8 páginas
POLÍTICA NEOLIBERAL

O neoliberalismo,é um modelo do liberalismo econômico, que pode ser considerado como uma ideologia, onde o Estado não mais “influencia” na economia. Representa, portanto uma forma de poder, é exercido por grupos de pressão, que ao contrário, dos partidos políticos, não buscam conquistar o poder, nem exercê-lo, com um sentido global, visando ao atendimento dos anseios da sociedade. Tais grupos procuram tão-somente influenciá-lo a partir de seus interesses. O NEOLIBERALISMO, começou a ser revisto no período em que antecedia a Guerra Fria. Após a Guerra Fria e a com a queda do Muro de Berlim começa a Nova Ordem Mundial, que implanta como sistema econômico o Neoliberalismo e tripolaridade econômica Essa ideologia política foi totalmente nociva para os países desenvolvidos, mas o que ocorreu de forma diferente com os países periféricos.
O Brasil precisa atrair capital estrangeiro para acelerar seu desenvolvimento, no entanto deve precaver-se contra qualquer tipo de imperialismo econômico que utiliza, como sua melhor ferramenta, o endividamento externo, tornando-se o maior óbice para restringir a sua arrancada para o progresso. A moderna doutrina econômica apregoa a privatização para assim aproveitar todas as pontecialidades do capitalismo. Vive-se assim numa era de pragmatismo econômico e a certeza de que somente a economia do mercado é capaz de gerar riquezas, criar bem estar e segurança nacional. Porém o que ocorreu na Política Collor.
Se no Brasil o neoliberalismo vinha aos poucos ganhando espaço como alternativa política à crise, é no período Collor, (Plano Collor I), anunciou a aurora da era neoliberal que efetivamente ele se torna a ideologia dominante entre os setores do capital, dos partidos políticos conservadores e do centro do espectro político, da grande imprensa brasileira e mesmo de setores significativos do pequeno e médio empresariado e, especialmente, daquela parcela do movimento organizado dos trabalhadores identificada com

Relacionados

  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas
  • Trabalho
    70395 palavras | 282 páginas
  • Sociologia Ensino M dio
    114010 palavras | 457 páginas
  • Crise na sociedade do trabalho
    186233 palavras | 745 páginas