resenha de franskenstain

842 palavras 4 páginas
Frankenstein de Mary Shelley Frankenstein ou o Moderno Prometeu , mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.
O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. Robert Walton escrevia a sua irmã Margareth. Primeiro contando suas aventuras em busca de uma passagem para o Polo Norte, para, por fim, entregar-lhe uma narrativa tão estranha e fascinante, que poderia encher de sombra os corações mais puros. Naquele universo de gelo e névoas, Walton salvara da morte um homem chamado Victor Frankenstein. Alternando estados de insanidade, melancolia, doçura e profundo conhecimento da vida, este lhe causa forte impressão. “Estranha e angustiante deve ser a história da tormenta que desabou sobre essa vida, levando-a ao naufrágio.” Quando enfim o naufrago conta sua história, é por meio das cartas de Walton a Margareth que se têm início a narrativa da saga de Victor Frankenstein.
Quais teriam sido os sentimentos daquela jovem a cada missiva que lhe chegava? Teria ela se preparado para o sentimento de pesar e pavor, como nós, leitores, nos preparamos ao ler como Mary Shelley, a autora, descreveu o momento de puro horror que sentiu quando imaginou criador e criatura que dariam origem a uma das mais sombrias histórias da literatura fantástica?
Mary Shelley, desafiada a escrever um conto sombrio e fantasmagórico, deu vida a um cientista e

Relacionados