Resenha de espaço, identidade e a política da diferença

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2015
FICHAMENTO – O ESPAÇO DA DIFERENÇA – AKHIL GUPTA E JAMES FERGUSON (ORG. ANTONIO A. ARANTES)

CAPÍTULO 2 – MAIS ALÉM DA “CULTURA”: ESPAÇO, IDENTIDADE E POLÍTICA DA DIFERENÇA


O texto “Mais além da “cultura”: espaço, identidade e política da diferença é iniciado com a afirmação, feita por Gupta e Ferguson, de que na teoria antropológica tem havido pouca consciência da questão do espaço.Os autores irão sugerir o questionamento dos pressupostos espaciais implícitos nos conceitos fundamentais das Ciênciais Sociais, como o de cultura, sociedade, comunidade e nação, como forma de apontar direções futuras.
Os autores afirmam a importância de estudar as relações entre espaço, identidade, política e cultura ao lembrarem que, principalmente no contexto pulverizado da pós-modernidade, oespaço não é gratuito. Essa não-gratuidade nos leva a refletir sobre as políticas de comunidade, solidariedade, identidade e diferença cultural.

O início do texto nos lembra que as representações do espaço nas ciências sociais costumam depender de imagens de ruptura, rompimento e disjunção. A ideia de distinção entre sociedades costuma ser acompanhada de uma divisão do espaço com umadescontinuação “natural”. Considera-se tão certo que cada país encarne uma “cultura” sua que costuma-se utilizar o nome de um estado-nação para referir-se a uma cultura, como se ali esta fosse encerrada: “cultura indiana” na Índia; “cultura americana” nos Estados Unidos.

Entretanto, os autores contrariam esta visão e afirmam que é necessário enxergar que locais físicos não encerram culturas nem suasmanifestações, e que há a possibilidade de que sujeitos ricos de países diferentes estejam muito mais próximos do que pessoas de classes sociais distintas que habitam uma mesma cidade, por exemplo. Fatores como classe social, gênero, raça, sexualidade, são exemplos mostrados como grades sobre as quais a diferença cultural precisa ser pensada para o entendimento da noção de conexão e contiguidade – enão apenas a localidade, como por muito tempo se fez. É válido ressaltar ainda que essa contiguidade é afetada pela forma diferenciada pela qual tais fatores se dispõe aos sujeitos que estão em locais diferentes do campo do poder.

Para pensar a noção de lugar e espaço na contemporaneidade, os autores trarão foco para os sujeitos que habitam justamente as fronteiras: as populaçõesfronteiriças, os migrantes, os refugiados e os deslocados. Contudo, ao apontar um panorama de esfera pública transnacional, no qual o Ocidente vive e que pode ser traduzido e inclusive é controlado pelos mass media, a ideia de deslocamento passa a abarcar não apenas essas populações, mas a própria condição do sujeito pós-moderno e a sua conceituação do local “normal”.

Os autores pensam adesterritorialização, que pode ser pensada inclusive pela forma globalizada de interação contemporânea e pela capacidade de sujeitos de locais distintos afetarem realidades longínquas, absorverem e produzirem produtos da Indústria Cultural, e como fator de desestabilização da fixidez do “nós” e do “outro” – daí a importância do enfoque nas fronteiras, como exemplos mais explícitos desta noção. Entretanto, segundoeles, mais importante do que pensar a desterritorialização, é pensar a reterritorialização do mundo contemporâneo.

Algo como uma esfera pública transnacional, que tornou obsoleto qualquer sentido de comunidade ou localidade limitado ali e, ao mesmo tempo, trouxe a criação de formas de solidariedade e identidade que não repousam sobre uma apropriação do espaço em que a contiguidade e ocontato pessoal sejam fundamentais. Daí a noção de que, na pós-modernidade, o espaço não se tornou irrelevante, mas sim reterritorializado de forma diferente da alta modernidade.



A preocupação dos autores é de explorar de que modo o interesse renovado sobre a teorização do espaço na teoria pós-modernista e feminista força-nos a reavaliar conceitos analíticos centrais da antropologia – como,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de "mais além da 'cultura': espaço, identidade e política da diferença" ferguson, j; gupta, a.
  • Resenha "A produção social da identidade e diferença
  • Identidade e diferença
  • Identidade e Diferença
  • Identidade e a diferença
  • Identidade e diferença
  • Identidade e diferença
  • Identidade e diferença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!