Resenha de Crime e Castigo

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
Um jovem sem dinheiro e sem perspectiva de futuro, uma idéia e uma série de acasos resultaram em um crime e em seguida veio o castigo. Crime e Castigo é a obra mais famosa de Dostoievski, um dosmaiores escritores da literatura russa.
Raskólnikov mora sozinho em um quarto de uma hospedaria. Trancou a faculdade por não ter dinheiro para investir nos estudos. Passa a maior parte do seu tempodentro do quarto, deitado, e só come se a empregada da hospedaria lhe levar comida. Este jovem, que vive sem nenhum recurso financeiro, costuma empenhar alguns objetos que lhe restam para obter odinheiro para sua sobrevivência. Sempre empenha com Alena Ivanovna, uma senhora de idade, taciturna e de poucos amigos, que vive com Isabel, sua irmã.
A família de Raskólnikov se resume em sua mãe e irmãque não moram com ele e nem na cidade onde ele mora e, devido a isto, se comunicam através de cartas. Sua mãe, apesar de também não possuir muitos recursos, sempre que pode lhe envia dinheiro paraajudar com as despesas e os estudos. Mesmo tendo sua mãe, irmã e seu amigo Razumikine, o jovem rapaz é solitário, passa mais tempo conversando consigo mesmo do que com outro ser humano. Mas ele podia mudarsua vida e fornecer um futuro melhor para sua mãe e irmã. Como? Matando.
Todo crime deve ter um castigo? Alguém tem o direito de tirar vidas para alcançar um objetivo? Segundo Raskólnikov, ahumanidade se divide em duas: os que podem tudo e os que não podem nada. Para ele algumas pessoas possuem intelecto superior e mais capacidade do que outros, por isso podem possibilitar o desenvolvimento ebem estar do mundo, e se para isto for preciso desobedecer regras, não há problemas, pois eles têm este direito. Raskólnikov se inspirava em Napoleão e segundo seus pensamentos, ele foi um desteshomens superiores que para conseguir alcançar seus objetivos precisou matar e com certeza não hesitou, por isso o admirava. Mas após cometer seu crime percebeu que não era forte o suficiente como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha livro crime e castigo
  • Resenha crime e castigo
  • Crime e castigo
  • resenha do livro chico mendes: crime e castigo
  • Crime e Castigo
  • Crime e castigo
  • crime e castigo
  • Crime e castigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!