Resenha de “criação ideológica e dialogismo” in linguagem e diálogo. as idéias lingüísticas do círculo de bakhtin. faraco, c. a.

Páginas: 3 (741 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Resenha de “Criação ideológica e dialogismo” in Linguagem e diálogo. As idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. FARACO, C. A.



O segundo capítulo do texto de Faraco aborda basicamente avisão bakhtiniana acerca do signo, da ideologia e das relações dialógicas. Para tanto o autor divide o capítulos em treze tópicos cujos títulos são: Criação ideológica, A doutrina da refração, Voloshinov eBakhtin sobre o mesmo tema, Heteroglossia dialogizada, Diálogo, Relações dialógicas, Diálogo é consenso?, Heteroglossia dialogizada e luta de classes, Resumindo o tema da dialogia, A utopiabakhtiniana, Polifonia e carnaval, Filosofia do riso, e O sujeito dialógico. Em cada um desses tópicos Faraco detalha aspectos importantes para a melhor compreensão das ideias linguísticas do Círculo deBakhtin.
No primeiro deles é feita uma revisão teórica sobre a definição de ideologia, que segundo o Círculo de Bakhtin, seria algo que engloba as manifestações superestruturais, tais como a arte, ciência,filosofia e religião. Ainda é feito um comentário sobre a não neutralidade dos enunciados e sobre a inexistência da ideologia sem a presença dos signos, que são sociais e tanto refletem como refratamo mundo.
O autor dedica o tópico seguinte, A doutrina da refração, a operação dupla dos signos, que é refratar e refletir o mundo, enquanto os signos apontam para uma realidade externa tambémreconstroem interpretações do mundo. Já o tópico seguinte aponta a visão de Voloshinov e Bakhtin sobre a criação ideológica. Voloshinov defende que a semiose é dinâmica, portanto varia de acordo com ascondições socioeconômicas de um determinado grupo humano, que por sua vez é carregado de índices sociais de valor. Bakhtin reforça ainda esse pensamento anos antes afirmando que “uma palavra viva nãoconhece um objeto como algo totalmente dado”.
O tópico Heteroglossia dialogizada diz respeito à visão de Bakhtin sobre a dinamicidade semiótica ou plurilinguismo. Para ele o ambiente de um enunciado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capítulo 2: Criação ideológica e dialogismo. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin – Carlos...
  • Resenha o círculo de bakhtin
  • Concepção(es) de linguagem: Fundamentos dialógicos do Círculo de Bakhtin
  • Reflexões sobre o dialogismo em Bakhtin
  • resenha Bakhtin
  • Resenha plt capitulo 01 a 10 linguagem em c
  • Ideias para linguagem
  • O conceito de linguagem em Bakhtin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!