Resenha de atrigo

602 palavras 3 páginas
PÓS- GRAD: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
CURSO: Educação Inclusiva
DISCIPLINA: Desenvolvimento e Aprendizagem do Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Profª MSc. Máyra Ribeiro

RESENHA DE ARTIGO
Identificação do aluno:
Maria Neri dos Santos

I-Identificação da Obra:
REIS, Maria das Graças Faustino. Estudo de Pesquisa de Mestrado em Educação. A TEIA DE SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS ESCOLARES: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:Pós- Graduação em Educação,Orientadora: Dulce Maria Pompêo de Camargo. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo,2006.

II- Resumo das idéias do autor
Segundo a autora, Maria das Graças Faustino, no estudo de pesquisa de mestrado, sobre as praticas escolares e o desempenho acadêmico de alunos com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um dos principais problemas observados no processo pedagógico são os comportamentos inadequados de alguns alunos nas diversas atividades escolares e o despreparo dos docentes para lidar com os conflitos que surgem em sala de aula alem disso geralmente a proposta educacional da escola prevê um único tipo de enquadramento dos alunos no processo pedagógico, não se adequando aos padrões pedagógicos convencional.

Neste texto, a autora relata que nos últimos anos muito se tem ouvido falar em TDAH, mas poucos profissionais da área da educação conhecem as dificuldades relacionada à atenção, hiperatividade e impulsividade, vivenciada por alguns alunos. Abordar esse assunto tem sido uma atividade desafiadora, seja por desconhecimento do problema pelas pessoas, pela descrença de que realmente exista, ou pela tendência de literatura de culpabilizar alguém. Ante o desafio, os argumentos vão desde a afirmação de que a escola não oferece condições positivas de aprendizagem para os alunos com TDAH, até argumento de que a causa seja unicamente biológica, ou seja a falta de limites impostas pelas famílias.
II-

Relacionados

  • Uma nova didática
    7825 palavras | 32 páginas