RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO Formação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.

696 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO

FLORIANÓPOLIS - SC

Formação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.

Considerando que toda pesquisa científica parte da constatação de um problema para que através de embasamento teórico possa ser explicado e solucionado. Podemos definir a seguinte questão para o artigo:

Qual a capacidade de formação de biofilme do Staphylococcus aureus sobre aço inox e vidro e também sua resistência sob o efeito de alguns desinfetantes químicos como dicloroisocianurato de sódio, peróxido de hidrogénio e ácido peracético?

Justificativas do pesquisador:

A adesão microbiana e biofilmes são de grande importância para a indústria alimentar e ocorrem numa variedade de elevado contato com a superfícies dos alimentos.

A camada de biofilme pode ser uma importante fonte de contaminação e de danos na qualidade dos alimentos, fazendo com que os produtos se tornem portadores potenciais de organismos patogénicos.

Para responder a questão o pequisador utilizou:

Superfícies:AISI 304 de aço e de superfície de vidro fichas inoxidável

Biofilmes:Cepas de Staphylococcus aureus ATCC 25923

Microscopia eletrônica de varredura (MEV)

Aplicação de sanitizadores.

Observação: as etapas supracitadas foram realizadas em situações controladas. Também foram usados diversos reagentes que estão sitados no artigo.

Resultados e discussão

A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi utilizada para observar ambas as superfícies. A formação de biofilme por S. aureus foi claramente observado em ambas as superfícies; de vidro e de chips de aço inoxidável depois de um período de incubação de 15 dias a 37 ° C. O número máximo de adesão de células viáveis estava na ordem de 108 UFC / cm2 para as

Relacionados

  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas