RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO Formação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.

Páginas: 3 (696 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS





RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO









FLORIANÓPOLIS - SCFormação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.

Considerando que toda pesquisa científica parteda constatação de um problema para que através de embasamento teórico possa ser explicado e solucionado. Podemos definir a seguinte questão para o artigo:

Qual a capacidade de formação debiofilme do Staphylococcus aureus sobre aço inox e vidro e também sua resistência sob o efeito de alguns desinfetantes químicos como dicloroisocianurato de sódio, peróxido de hidrogénio e ácido peracético?Justificativas do pesquisador:

A adesão microbiana e biofilmes são de grande importância para a indústria alimentar e ocorrem numa variedade de elevado contato com a superfícies dos alimentos.A camada de biofilme pode ser uma importante fonte de contaminação e de danos na qualidade dos alimentos, fazendo com que os produtos se tornem portadores potenciais de organismos patogénicos.Para responder a questão o pequisador utilizou:

Superfícies:AISI 304 de aço e de superfície de vidro fichas inoxidável

Biofilmes:Cepas de Staphylococcus aureus ATCC 25923

Microscopiaeletrônica de varredura (MEV)

Aplicação de sanitizadores.

Observação: as etapas supracitadas foram realizadas em situações controladas. Também foram usados diversos reagentes que estão sitados noartigo.

Resultados e discussão

A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi utilizada para observar ambas as superfícies. A formação de biofilme por S. aureus foi claramente observado emambas as superfícies; de vidro e de chips de aço inoxidável depois de um período de incubação de 15 dias a 37 ° C. O número máximo de adesão de células viáveis estava na ordem de 108 UFC / cm2 para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escadas de vidro e aço inox
  • Resistencia e sensibilidade do Staphylococcus aureus a antibioticos b-lactâmicos
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus aureus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!