Resenha de aerofagia e miectomia de forssel modificada

492 palavras 2 páginas
Introdução:
Aerofagia é um vicio observado com frequência em equinos, que consiste na ação do animal em apoiar os dentes incisivos superiores em uma superfície fixa, e realizar os movimentos de contração e flexão do pescoço, assim fazendo com que uma cavidade oral e a laringe tenham uma conexão direta e através do movimento de deglutição, a laringe se fecha e o ar que ele inspira pela boca é direcionado para o esôfago. Esse vicio pode acarretar em problemas como perda de peso, desgaste dos dentes, cólicas flatulentas e hipertrofia dos músculos do pescoço.
Opiniões indicam que a principal causa da aerofagia seja o manejo incorreto dos animais, mas também pode ser adquirido hereditariamente, onde um animal jovem, observa o comportamento de outro animal já com o vicio e passa a se comportar da mesma forma.
Em casos iniciais, deve ocorrer a alteração do manejo e a introdução de um colar cervical na rotina do animal, mas esses procedimentos não são totalmente eficazes, muitas vezes em animais que adquiriram esse vicio a mais tempo, deve ser feita uma cirurgia.
Atualmente a técnica mais utilizada é denominada miectomia de Forssell modificada, que consiste na junção da miectomia dos músculos cervicais ( FORSSELL) com a neurectomia do ramo ventral do nervo acessório (HAMM).
Materiais e Métodos.
Em 1995 foram encaminhados 11 equinos, de diferentes raças, ao hospital veterinário da FMVZ - Botucatu, todos com sinais de aerofagia, onde foram submetidos a exames - para confirmação da doença, pré-operatório, cirurgia e pós operatório.
Todos foram operados pela técnica da miectomia de Forssel modificada, que consiste na ressecação dos músculos cervicais omohioideo, esternohioideo e esternotirohioideo, associado a neurectomia bilateral do ramo ventral do nervo acessório para denervar o musculo esternomandibular.
O pós operatório variou entre 4 e 36 meses, e após esse período, os proprietários foram contatados para a obtenção de informações sobre o resultado da

Relacionados