Resenha de 3 historias de shakspers

3123 palavras 13 páginas
O jovem príncipe
Gertudres, rainha da Dinamarca, tendo se tornado viúva com a morte repentina do rei Hamlet, se casou, em menos de dois meses, com o irmão dele, Cláudio, conhecido por toda a gente da época por sua estranha atitude de indiscrição, insensibilidade ou coisa pior. Sua aparência física era desprezível, seus modos eram vis e indignos. E não tardou a surgir suspeita de que ele secretamente tinha se livrado do irmão, com o objetivo de se casar com a viúva e subir ao trono da Dinamarca, deixando a margem o jovem Hamlet, filho do rei sepultado, e legítimo sucessor ao trono.
Mas ninguém se sentiu mais duramente atingido pela decisão insensata da rainha do que o jovem príncipe, que amava e venerava a memória de seu pai de tal modo que beirava a idolatria. E entre a dor pela morte do pai e a vergonha pelo casamento da mãe, o jovem príncipe mergulhou numa profunda melancolia.
Chegou aos ouvidos de Hamlet o rumor de que um fantasma, em tudo semelhante ao falecido rei seu pai, tinha sido visto pelos soldados à meia-noite durante a vigília. Então tomou a decisão de fazer vigília junto com eles aquela noite.
Ao ver o espectro de seu pai, Hamlet foi imediatamente tomado pelo espanto e pelo medo. Mas, aos poucos, ganhou mais coragem. Seu pai olhava para ele de modo tão comovente, como se desejasse conversar com ele, Hamlet não pode deixa de lhe dirigir a palavra e rogou-lhe que informasse se havia qualquer coisa que se pudesse fazer para dar paz àquele espírito. Então o espírito rompeu o silencio e lhe disse que era o fantasma de Hamlet, seu pai, que tinha sido cruelmente assassinado. Contou-lhe que o crime fora cometido por seu próprio irmão Cláudio, na expectativa de usurpa-lhe o leito e a coroa. Enquanto o rei dormia em seu jardim, seu irmão traiçoeiro se esgueirou furtivamente durante seu sono e derramou o sumo peçonhento meimendro (planta nativa da Europa cujas folhas contêm um sumo extremamente tóxico) em seu ouvido. Assim, adormecido, e por obra de um

Relacionados