Resenha: DAVENPORT, Thomas H. DE LONG, David W. BEERS, Michael C. Successful Knowledge Management Projects. Sloan Management Review. Winter, 1998.

1032 palavras 5 páginas
Para Davenport, De Long e Beers, os projetos de gestão do conhecimento estão mudando o cenário do mundo dos negócios e, por isso, já é hora de examiná-los e aprender algo com eles. Para muitas organizações, incluindo-se indústrias, a importância do conhecimento como diferencial na concorrência já é um fato estabelecido mas, apesar disso, permanece a questão: como as organizações devem gerenciar o conhecimento de forma eficiente?

Apesar de terem naturezas distintas, os projetos analisados tinham quesitos parecidos. Todos tinham uma pessoa responsável pela iniciativa e todos demonstraram compromisso com o capital humano e financeiro envolvido. Além disso, os autores conseguiram identificar quatro tipos de objetivos dos projetos:

• Criar repositórios de conhecimento e torná-los facilmente disponíveis para os usuários;
• Fornecer o acesso ao conhecimento e facilitar sua transferência;
• Estabelecer um ambiente que incentiva a criação, transferência e utilização do conhecimento; e
• Posicionar o conhecimento como um ativo no balanço patrimonial.

Destaco aspectos quanto aos dois primeiros objetivos descritos pelos autores. No caso do repositório de conhecimentos, os autores encontraram três principais tipos de repositórios: externos, internos estruturados e internos informais. É unânime o uso de alguma ferramenta de tecnologia para armazenamento deste conhecimento, seja por um sofisticado software que tente absorver o conhecimento tácito com comunidades de discussão virtual sobre algum tema, sejam pastas com arquivos ordenados logicamente. O fundamental é que este conhecimento esteja acessível para fácil recuperação a qualquer tempo.

O segundo ponto relata que a transmissão do conhecimento não é fácil pois a cultura e a cabeça de cada indivíduo interferem muito no processo. Os autores citam casos como da Teltech Network em que chegou-se ao ponto de oferecer remunerações pela transmissão do conhecimento dos

Relacionados