Resenha da obra O Direito entre o Poder e o Ordenamento de Paolo Grossi

Páginas: 13 (3144 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
Resenha da obra: ``O Direito Entre Poder e Ordenamento´´ de Paolo Grossi













UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CCJ- CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Departamento de Direito

Acadêmico: Igor Graeff Bohrer
Matéria: História do Direito
Professor: Arno Dal Ri Júnior
Introdução:

Primeiramente antes de iniciar a resenha gostaria de esclarecer o método de apresentação desta ao leitor, afimde facilitar a sua leitura. Irei seguir a separação original da obra (em 7 capítulos), com seus respectivos títulos e temas abordados; inicialmente resumindo de maneira imparcial a cada fragmento da obra, apontando os pontos dos quais mais me chamaram a atenção, e por fim de cada capítulo realizarei uma breve reflexão sobre a abordagem do autor e desse modo escrever de forma parcial e crítica.

1-)O Ponto e a Linha. História do Direito e Direito Positivo na Formação do Jurista de Nosso Tempo:
O primeiro capítulo da obra aborda uma reflexão fundamental para o entendimento do pensamento de Grossi, e na realidade para a formação de todo o jurista, consiste na importância da história do direito no ensino superior. O autor tem como foco sua terra natal (Itália) que adotou a presença obrigatórianas disciplinas histórico-jurídicas nos planos educacionais do curso de Direito. Para Grossi a história de direito tem papel fundamental na formação cultural do acadêmico, pela grande complexidade que esta matéria oferece, algo que veio se perdendo na Modernidade do direito positivista. Quebrando a visão de um direito apenas unilateral em uma externa continuidade, mas sim como um fenômeno que secaracteriza por descontinuidades históricas, assim não questão cultural tem a função de ampliar a visão o recém-chegado aluno, proporcionando-o um olhar crítico e atento.
Nos dois últimos séculos o direito tendeu a se simplificar e tentar permanecer o mais estável possível, e como consequência perdeu a sua complexidade, e é nesse ponto que Grossi reforça a importância do historiador. Não se tratade derrubar o Direito Positivista da Modernidade mais sim discuti-lo com uma maior abrangência, fortalecê-lo e por fim desmitificando a mitologia passivamente aceita. Afinal como é colocado pelo autor `` nos comportamos de forma tão pouco crítica quanto um jacobino exaltado por um discurso de Roberpierre´´. Outro ponto interessante que o autor coloca é que o direito, de fato, é aprofundado emvários ramos, mas às custas da perda de sua unidade, e o historiador pode oferecer uma contribuição fundamental. ­­­
Como capítulo introdutório da obra Grossi, O Ponto e a Linha aborda de forma não simplista mas de fácil compreensão a reflexão do papel da história do direito.Com a afirmação de que a atual posição dos juristas tem o papel fundamental na recuperação da complexidade e unidade do grandeleque jurídico que é o Direito.

2-) O Sistema Jurídico Medieval e a Civilização Medieval
A experiência medieval do direito deve muitos aspectos peculiares se relacionada com a experiência jurídica da modernidade, aliás em várias características se opõe ao direito moderno. Para a melhor compreensão do capítulo Grossi várias vezes reforça o tema discutido no capítulo anterior, a análise do medievonão com olhos modernos e positivistas mas, analisar a experiência jurídica de forma imparcial. Para o autor a noção de Estado nos parâmetros do medievo é em seu máximo grau uma sociedade de sociedades, que irá ser retomada mais a frente.
Grossi opina que o grande ``abismo´´ entre os direitos moderno e medieval se encontra no grau de intensidade da relação destes com o poder político, sendo oprimeiro aplicado de forma completíssima e já e no medievo de forma incompleta. O exemplo mais claro do príncipe moderno, segundo o autor, seria Napoleão I que além de grande soberano era um grande legislador, ou até melhor um Codificador. Já o oposto ocorre na civilização medieval, se na modernidade o Príncipe representa antes de tudo um legislador, o Príncipe medieval é antes de tudo um juiz.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: Primeira lição sobre direito. Paolo Grossi
  • Resenha Paolo Grossi
  • Resenha paolo grossi
  • O que é o direito de paolo grossi
  • Resenha
  • Resenha do livro
  • Paolo grossi
  • O direito entre poder e ordenamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!