Resenha da obra : rau, virgínia. as sesmarias medievais portuguesas.

1885 palavras 8 páginas
Goiânia, 11 de março de 2013
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Direito
Programa de Mestrado em Direito Agrário

Resenha da obra : RAU, Virgínia. As sesmarias medievais portuguesas. Lisboa: Presença, 1982

1. Breve biografia sobre Virgínia Rau

Virgínia de Bivar Robertes Rau foi uma importante historiadora portuguesa do século XX. Nascida aos 9 de Dezembro de 1907, concluiu em 1943 sua licenciatura pela Universidade de Lisboa na em Ciências Históricas e Filosóficas da Faculdade de Letras. Em 1947 alcançou o grau de doutora em Ciências Históricas. Estudou com profundeza a História Medieval e Moderna em Portugal, destacando-se, dentre as várias obras que escreveu, as "Feiras medievais portuguesas: subsídios para o seu estudo", tese de licenciatura, "Sesmarias Medievais Portuguesas", tese de doutoramento, "A Exploração e Comércio do Sal de Setúbal", tese de concurso para professora, e "A Casa dos Contos".
Na obra em análise, “Sesmarias Medievais Portuguesas”, Virgínia Rau inova no estudo, sob o viés da história econômica, de como o projeto de sesmarias se instaurou nas terras lusitanas, desde sua acepção como costume agrário até o séc. XIV, quando pelas mãos del-Rei D. Fernando foi promulgada a primeira lei agrária portuguesa, a Lei de Sesmarias de 1375.
De suma importância, a referida autora faz um levantamento completo sobre a Lei de Sesmarias, não se resumindo a apenas comentar os artigos do texto normativo, mas, para além disso, contextualiza-os no âmbito historiográfico econômico que o Reino Português vivenciou seu projeto de ocupação sesmarial.

2. Considerações sobre a obra

A obra é dividida em XI capítulos, estruturados em uma ordem cronológicas dos acontecimentos históricos da formação do Estado Português, isto é, desde a expulsão dos mouros no século XI até a consolidação de Portugal, como hoje é conhecido, já no meados do século XIV.
Para fins didáticos, far-se-á sucintas considerações sobre cada um dos capítulos da obra na mesma

Relacionados

  • Os donos do poder
    324189 palavras | 1297 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas
  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas