Resenha da dissertação: o arsenal da marinha em mato grosso

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
MELLO, Saulo Álvaro. O arsenal da Marinha em Mato Grosso: Projeto político e defesa nacional e de disciplinarização do trabalho: do planalto à planície pantaneira (1719-1873). Dissertação demestrado. Dourados,MS: UFGD,2009.



A dissertação intitulada: O Arsenal da Marinha em Mato Grosso: Projeto político de defesa nacional e de disciplinarização do trabalho. Do Planalto à planice pantaneira(1719-1873) representa um trabalho de fôlego, primeiro em virtude da sua temporalidade que é de praticamente um século e meio, e segundo pelo conjunto documental riquíssimo, pesquisado nos maisvariados arquivos, inclusive os da Marinha, que abarca cronistas como Barbosa de Sá, do período Colonial, até Visconde de Taunay, no pós-guerra com o Paraguai.
O trabalho está divido em 4 capítulos, todosbem amarrados aos sub-itens e interligados entre si. Assim, temos: Capítulo 1 – Herança Paiaguá, onde trata sobre a prática cultural dos índios em construir canoas e como esta colaborou para acolonização, lançando luz sobre os grupos indígenas presentes no período anterior à colonização e como será a integração desse elemento nos ideais colonizadores, como por exemplo, a utilização de índioscomo guias, para conhecer as rotas fluviais. Capitulo 2 – Primeiras instituições de formação dos marinheiros, momento que apresenta a gênese da Marinha Nacional e suas contradições, palco de conflitosentre os segmentos sociais. E assim, observando o processo de disciplinarização de pessoas de origens pobres, geralmente desempregados, que serão submetidos a um regime rígido para a formação demarujos. Capitulo 3 – O Bretão Cuiabanizado e o trem Naval - nessa parte, o autor dedica-se ao papel fundamental que representou Augusto João Manoel de Leverger para a formação da Marinha em Mato Grosso.Para tanto, aponta as situações adversas para a efetivação da construção das Barcas Canhoeiras, como por exemplo falta de mão de obra qualificada e recursos financeiros. Capitulo 4 – A Transferência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mato Grosso
  • mato grosso
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso
  • mato grosso
  • Mato grosso
  • Mato Grosso
  • mato grosso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!