Resenha da antígona

Páginas: 4 (761 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Antígona, de Sófocles( 496 a.C – 406 a.C), fala sobre um antigo dilema da justiça, tendo um valor histórico muito importante que ainda serve para o direito contemporâneo.
Antígona quer enterrar oirmão Polinice mesmo indo contra a lei de Creonte. Ismena, pelo contrário, aconselha-a a não o fazer, mas acaba por não a convencer e promete não contar nada a ninguém. No entanto, como se descobremais tarde, começa a agir de forma comprometida.
O corpo de Polinice era vigiado por várias sentinelas, de forma a que a lei fosse cumprida, mas um dia as sentinelas encontram o corpo enterrado.Hesitante um dos guardas acaba por contar o sucedido a Creonte, que os obriga a desenterrar o corpo e os ameaça de morte caso não encontrem o culpado, acusando-os de terem sido subornados.
Eventualmente osguardas apanham Antígona que, entretanto, está noiva de Hémon, filho de Creonte, o qual está perdidamente apaixonado por ela. A jovem confessa tudo e Creonte acusa Ismena, que tenta ficar com parte daculpa, enquanto que a irmã diz que tem vergonha dela por não ter honrado os mortos. Creonte acaba por perdoar Ismena, mas condena Antígona a ser enterrada numa gruta, onde não poderá ver o sol oufalar com ninguém, apenas deixando um pequeno buraco para lhe darem o mínimo indispensável de comida, de forma a não atraírem a vingança dos Deuses.
Hémon fala com o pai. Ao princípio tenta conter asemoções, tentando convencer o pai a soltar Antígona através da razão, mas não consegue e acaba por fugir angustiado. Depois o próprio adivinho Tirésias recebe um terrível presságio e corre, guiado poruma criança, visto ser cego, para aconselhar o rei a libertar Antígona e enterrar Polinice, dizendo que pedaços do corpo dele estão espalhados por toda a cidade, trazidos pelas aves, e a contaminam.Ainda assim, Creonte recusa e Tirésias prevê que, por isso, correrá sangue da sua família por ação sua em breve.
Temeroso, Creonte pede conselho ao coro de anciãos tebanos, que lhe dizem que o melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de antígona
  • Resenha de antigona
  • Resenha de antígona
  • Resenha antigona
  • RESENHA DE ANTÍGONA
  • Resenha
  • Resenha antigona
  • Resenha Antígona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!