Resenha curta sobre a vida de Brcht

402 palavras 2 páginas
Brecht

Brecht foi um escritor de teatro alemão que nasceu no de 1898, em Augsburg, e consequentemente presenciou a primeira e segunda guerra mundial. Por conviver em uma época de conflito, em especial para Alemanha que teve participação efetiva durante as duas guerras, ele teve contato direto com o preconceito ideológico político e o preconceito étnico.
A Alemanha na primeira década do século XX estava propensa a grandes tensões devido ao orgulho alemão e ao estado ser capitalista, no entanto absolutista com expansão de grandes movimentos socialistas.
Aos 16 anos, Brecht (frequentando faculdade de medicina) tinha em si aquele orgulho patriota Alemão e foi colocado para atuar como enfermeiro na guerra contra a Rússia. Lá ele observou o terror do fascismo e a horripilante experiência que é a guerra, então escreveu sua primeira obra chamada “A Lenda do Soldado Morto” e então passou retratar em seu teatro a fome, a miséria, o desemprego, a confusão política, repressão externa existente na Alemanha; porém consequentemente passou a ser caçado por Hitler, tendo de fugir da Alemanha nazista. Passou então a estudar seriamente ciência política e econômica. Brecht eventualmente em sua vida participou de algumas manifestações revolucionárias socialistas, adquirindo um caráter marxista que fica implícito em suas obras. Fazendo assim o escritor Erwin Piscator, criador do teatro “épico”, criar interesse em sua pessoa, por acreditar que o Marxismo é único e verdadeiro. Porém o Brecht não critica diretamente algum ponto de vista ideológico e sim busca retratar a relatividade da história e a inexistência de uma verdade absoluta, tendo como sua principal arma o ensino socrático; isto é, ele tenta fazer a pessoa mesma perceber a barbaridade ou a incongruência de certos “vícios” presentes na sociedade, porém sempre mostrando sua visão crítica de uma forma irônica e satírica. Por conseguinte alguns acreditam que Brecht tenha sido o único intelectual moderno a elaborar um teatro

Relacionados