Resenha Curso Básico de Teoria da Comunicação

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Teoria da Comunicação


Resenha dos capítulos 3 e 4 do livro de José Haroldo Pereira, Curso Básico de Teoria da Comunicação.

No terceiro capítulo do livro Curso Básico de Teoria da Comunicação, de José Haroldo Pereira, vemos que o conceito de códigos vai além da aglomeração de signos da mesma natureza que permitem comunicar e representar a informação. Os códigos podem ser vistos tambémcomo um meio que define as normas de convivência de uma certa sociedade, seu modo de vida, sua política, sua cultura, sua economia e como ela se relaciona com esses fatores. A identificação de um código nem sempre é possível. Eles podem ser denominados supercódigos ou subcódigos, onde dentro destas denominações a cultura, por exemplo, é considerada como um código maior (um supercódigo), pois esta écapaz de representar e interpretar a sociedade.
Os códigos de comunicação podem ser reunidos em várias linguagens e divididos em subcódigos. Esses códigos podem ser divididos em simples ou compostos, visuais, sonoros, audiovisuais. Podem ser de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau, etc. Os exemplos de códigos de comunicação citados no livro são os códigos digitais e analógicos, umdos códigos muito usado hoje na era da informática, onde por mais que encontramos suas diferenças, um não vive sem o outro, pois estão sempre complementando um ao outro. Outros códigos também tomados como exemplo são os códigos verbais e não verbais, um dos códigos mais relevantes para que a comunicação humana seja feita. A linguagem falada é tão espontânea no homem que parece ser natural e alinguagem dos gestos, esta mesmo sendo tão mais antiga e usada entre nossos antepassados, acaba sendo utilizada hoje decodificada com a linguagem falada, nos mostrando que, mais uma vez, mesmo contendo suas diferenças, elas se complementam, se reforçam e se apoiam mutualmente, mesmo tendo alguns casos onde elas podem se contradizerem. “O homem é um só, e sua linguagem é no fundo uma só. Os serem humanospraticam de fato uma espécie de linguagem sincrética, que mescla o verbal e o não-verbal, em suas diferentes formas.” (P.90)
A palavra e a imagem estão também sempre se complementando. A linguagem da palavra abrange todas as línguas faladas e escritas no mundo e a linguagem da imagem abrange as formas desenhadas, pintadas, esculturadas, fotografadas, cinematizadas e etc. A primeira sempreoperando com símbolos, tornando as coisas simbólicas e a segunda sempre operando com os ícones visuais, representando por semelhança as coisas. Por mais que se complementam, há ainda grandes diferenças entre elas e são essas diferenças que vão torna-las mais esclarecidas e de fácil identificação. Por exemplo, a linguagem da palavra é unidimensional, pois simplesmente só podemos falar ou escrevê-la umade cada vez. Ao contrário da linguagem da imagem, onde ela é bidimensional. A linguagem da palavra sempre será serial, já a da imagem, paralela.
Outra diferença entre as duas linguagens que o livro de Haroldo Pereira cita é no quanto uma pode ser digital e a outra analógica. A linguagem falada é basicamente digital, pois são separadas uma das outras e você é capaz de digitá-las. A linguagem daimagem, ao contrário da primeira, é essencialmente analógica, pois ela é contínua e semelhante a realidade e nesta, você é capaz não de digitar, mas sim de digitalizar.
A linguagem da palavra e a linguagem da imagem vieram ambas do mesmo inventor: o homem. Por mais contendo diferenças, as duas designam-se para o mesmo objetivo: a comunicação. A linguagem é diferente da língua e da fala, aprimeira distingue as diferentes formas de idiomas e línguas que formam cada lugar do nosso planeta único, é o código. A segunda, é a expressão localizada da linguagem. E a terceira é o que produz o ato de falar, é a mensagem. Muitas vezes, a própria linguagem tende a explica-la, tornando-a mais de fácil compreensão e quando isso acontece, temos a metalinguagem, que é a língua explicando a língua....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Teoria Matemática da Comunicação
  • Resenha teoria da comunicaçao
  • Resenha do texto História das teorias da comunicação
  • Curso Basico
  • curso basico
  • Teorias e técnicas de comunicação de massa, resenha cap 1
  • Resenha do filme doces poderes ( teoria da comunicação)
  • Resenha sobre o livro Teoria da comunicação de Aloisio Nunes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!