Resenha "Cultura e Consumo" de Grant McCracken - Capítulos I e II

1817 palavras 8 páginas
Grant McCracken oferece em Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e atividades de consumo um passeio ao longo da história do consumo no Ocidente, recuperando-a desde o período elizabetano na Inglaterra do século XVI até a produção do consumo contemporâneo. O livro é dividido em três partes: História, Teoria e Prática. Elas são compostas por um conjunto de nove “ensaios-capítulos” – escritos e organizados de forma bastante didática –, que propiciam um apanhado geral desta ligação entre cultura e consumo. Este trabalho aborda particularmente a parte I – História e seus dois primeiros capítulos.

A produção do consumo moderno é o primeiro destes “ensaios-capítulos”. Nele, McCracken descreve e analisa alguns dos estudos que acreditou serem relevantes para sua visão geral da história do consumo e esta discussão – em particular, os trabalhos de Niel McKendrick, Rosalind H. Williams e Chandra Mukerji, que são sumariamente apresentados –, trazendo à tona contextos e informações sobre a genealogia do fenômeno e de sua extrema significância para a compreensão da dinâmica sociocultural da contemporaneidade. Já que restringir o estudo do consumo ao período posterior à Revolução Industrial seria ignorar o legado de períodos nos quais se podem observar as origens da sociedade de consumo.
The Birth of A Consumer Society: The Commercialization of Eighteenth-Century England, de McKendrick, é o primeiro trabalho discutido. Devido sua diretividade, relevância e clareza, é para o autor a mais forte colaboração ao estudo do consumo. O segundo texto, Dream worlds: Mass Consumption in Late Nineteenth-Century France, de Rosalind H. Williams, apresenta as origens e desdobramentos da revolução do consumo, realizando uma reflexão a respeito da mesma. Por fim, From Gravem Images: Patterns of Modern Mtaerialism de Chandra Mukerji. A terceira obra trabalhada disserta sobre o comportamento econômico na cultura e no significado cultural atrelado aos bens de consumo.

Relacionados

  • dimensoes de consumo
    99027 palavras | 397 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • fisica
    162837 palavras | 652 páginas