Resenha Cultura - Um Conceito Antropológico

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
"A natureza dos homens é a mesma, são hábitos que os mantêm separados " Confúcio

O Livro Cultura - Um Conceito Antropológico, de Roque de Barros Laraia, explica detalhadamente todos os pontos principais que um indivíduo interessado no assunto precisa saber. Explora pontos como a relação da natureza do homem com a sua cultura, sobre o próprio conceitode cultura, sobre a participação do homem na cultura e principalmente a relação da cultura com a educação
Os costumes parecem ser inatos, mas não são. São adiquiridos ao longo do tempo de acordo com o grupo social no qual são criados, de forma que se um homem pudesse escolher seus costumes, escolheria os mesmos que já tem, pois julga estes serem os corretos. Laraia expõe sobre a relação, oumelhor, a não-relação entre cultura e genética citando variados exemplos como, por mais que um grupo asiático tenha seus costumes próprios e um grupo africano outro, nada impede de que se uma criança asiática for criada na África, ela adote seus costumes africanos, provando assim que a cultura não pode ser confundida com a genética. As diferenças de cultura dos indivíduos, se dão pela faculdade deaprender e pela sua plasticidade, ou seja, pela sua condição de adquirir determinada forma de pensamento. Esta divergência de culturas também pode ser encontrada quando em grupos sociais, há uma disseminação de costumes masculinos e femininos, e podemos encontrar outro grupo social com tais costumes inversos, como por exemplo no Xingu, onde mulheres levam a água do riacho para casa, carregando pesosde aproximadamente 20kg, e homens carregam apenas arcos e flechas, que pesam gramas. Chegando assim à conclusão de que não há um determinismo biológico. Assim como também não há o determinismo geográfico, e isso pode ser provado através de inúmeros exemplos como esquimós e lapões, que se localizam em áreas geográficas que têm o mesmo clima e índios Navajo e Pueblo, que também se localizam emáreas de mesmo clima, e se diferem na questão de costumes. Por que isso acontece? A cultura é proveniente dos costumes de um grupo social, e não depende de condições biológicas ou geográficas.
Mais adiante, o autor disserta sobre o significado da palavra cultura, onde expõe o conceito de Edward Tylor sobre o assunto: Cultura é, todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis,costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Partindo deste princípio, concluo que uma sociedade forma o indivíduo de acordo com os seus costumes individuais. A cultura se aprende, se vive e se tranfere, sendo assim, não é permanente. De acordo com essa temática, Laraia cita também a confirmação de Marvin Harris "Nenhuma ordem social é baseada emverdades inatas; uma mudança no ambiente resulta uma mudança no comportamento".
Laraia ainda apresenta pensamentos de grandes antropólogos sobre o estudo da cultura, na qual Tylor é o principal questionador, afirmando que a cultura pode sim ser objeto de estudo, partindo do príncipio em que é um "fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análsiecapazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução".
Tyler acreditava no evolucionismo, ou seja, acreditava que havia uma escala de evolução da cultura e da sociedade. Acreditava que toda a humanidade era unilinear, tendo apenas uma linha para seguir. Tinha a ideia de que a cultura é desenvolvida de maneira uniforme, de forma que todos os grupos sociais, percorreriam asmesmas etapas que os grupos sociais "mais avançados" já percorreram. Sendo assim, a "linha de evolução" para o evolucionismo seria:
TRIBOS FAMÍLIAS
SELVAGENS EUROPÉIAS

O evolucionismo foi ultrapassado pelo neo-evolucionismo que concorda que a cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: cultura
  • Resenha Cultura, um conceito antropológico
  • Resenha-Cultura: um conceito antropológico.
  • RESENHA DE CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
  • Resenha: cultura. um conceito antropológico
  • resenha cultura um conceito antropologico
  • Resenha
  • Resenha de Cultura: conceito Antropologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!