Resenha: cultura. um conceito antropológico

Páginas: 4 (841 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Cultura. Um conceito antropológico

O livro “Cultura. Um conceito antropológico”, lançado em 1986, foi escrito por Roque de Barros Laraia que iniciou sua carreira, como antropólogo, no MuseuNacional da UFRJ. Em 1969 transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, logo após foi promovido a professor titular em 1982. Doutor pela USP, Membro de associações científicas dopaís e do exterior, presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 2000. Integroua primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPQ e da Capes. É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistasespecializadas.

Nesse livro, define os principais conceitos de cultura, como natureza colaborou para criação da cultura, fala como o homem lida com a cultura e como ambos são influenciados.
Laraia falaque a natureza de todos os homens é idêntica e a cultura praticada por eles é o que separam, os tornam estranhos uns aos outros. Ja na cultura européia temos a prática de nudismo nas praias, nooriente médio as mulheres vão à praia com seus corpos cobertos; a carne da vaca é proibida aos hindus enquanto a de porco é vetada aos mulçumanos; para os ciganos da Califórnia, a obesidade é referência devirilidade entre os homens. Dessa forma o autor nos leva a perceber o tamanho da riqueza cultural em que o homem está inserido, sua capacidade de criar diferentes e, ousadamente, infinitos modos deviver, sendo portando um ser, em sua individualidade, quase que como uma digital: diferente e único.
Seria o determinismo biológico ou geográfico que possibilitariam essa diferença cultural? Para oautor ambos não conseguem explicar definitivamente essa questão. A biologia humana e a geografia não são fatores determinantes, mas de influência. Um exemplo biológico é a amamentação que pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: cultura
  • Resenha Cultura, um conceito antropológico
  • Resenha Cultura
  • Resenha-Cultura: um conceito antropológico.
  • RESENHA DE CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
  • resenha cultura um conceito antropologico
  • Resenha
  • Resenha de Cultura: conceito Antropologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!