Resenha-Cultura: um conceito antropológico.

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013

RESENHA

Referência:LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2008.

O livro escrito por Laraia fala sobre a cultura e suas diversas diferenças entre as sociedades do mundo, suas diferenças em vários aspectos, muito bem explicado com diversos exemplos, abordando varias área da cultura, explorando diversos comportamentos que nãoassociávamos a cultura, sem deixar duvida ao leito, bem sintetizado, uma leitura agradável de fazer, o livro vem dividido em duas partes com vários capítulos pequenos e pouco cansativos. Uma obra para todas as pessoas, esclarecendo assuntos do cotidiano, das características sociais do ser humano, para entendermos e acabarmos com os preconceitos em relação ao desconhecido.

Laraia começa seulivro citando uma frase de Confúcio que diz que a natureza do homem é igual, seus hábitos são diferentes e é o que os separa. Sobre a pesquisa de Heródoto, que estuda os lícios, usa de sua vida pessoal para julgar esse povo quando diz que eles são diferentes de qualquer povo pelo fato das pessoas usarem o sobrenome da mãe ao invés do pai, ao qual ele estava familiarizado, já que ele vem de um povoonde só a família paterna é considerada parente.
Ele cita vários pesquisadores e seus lugares de pesquisa, como dois pesquisadores podem ter visões diferentes de um único povo, como as pessoas veem como barbárie algo ao qual não está acostumada, a dificuldade de entender uma cultura diferente da sua e achar que a sua é sempre melhor, a certa.
Passa para as grandes diferenças no mundo atual, ondecertas coisas são aceitas em um país e em outro é rejeitado completamente, como se alimentar da carne do cachorro, entre outros, pode-se notar grandes diferenças no Brasil também, em suas regiões.
Laraia começa citando as capacidades que atribuímos às raças, a superioridade dos brancos, a burrice dos portugueses, coisas que já está fixas em nossas cabeças, uma forma preconceituosa de julgar umapessoa, um grupo que nem se conhece direito. Mas já foi provado que a genética não determina a diferenças culturais do mundo.
As diferenças que existem no que o homem e a mulher fazem não vêm de seus hormônios e sim da cultura onde vivem, em certos países é comum um homem fazer algo que é destinado só às mulheres e que as mulheres são capazes a fazer serviços que exigem um esforço físico maior,nem isso seria determinado biologicamente, vem da cultura de cada grupo.
Ele explica o determinismo geográfico, a influência que ele tem sobre a cultura de um povo é limitado, ao mesmo tempo em que determina certos aspectos ele também não interfere, pode existir diferentes tipos de cultura em um determinado ambiente físico.
Ele usa um ótimo exemplo, duas culturas diferente na calota polarnorte, os lapões e os esquimós, que vivem em ambientes muito parecidos, onde a um rigoroso inverno, mas apesar de viverem numa área geograficamente igual eles adquiriram hábitos diferentes na caça, na forma de viver, provando que o determinismo geográfico é realmente muito pequeno.
O autor cita a diferença do ser humano para os outros animais, determinadas por nós termos cultura, por ultimo ele deixauma pergunta no ar, o que é cultura?
O conceito cultura foi “criado” por Edward Tylor, que diz: “Tomado por seu amplo sentido etnográfico é esse todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”, mas ela já vinha sendo vista pelo homem muito antes disso, antes disso já seestudava os vários tipos de grupos no mundo, seus costumes e afins.
Laraia expõe as diversas definições que se teve sobre Cultura depois de Tylor e o fato de não ser muito bom, que se deveria transforma-lo em um instrumento mais especializado e mais forte teoricamente, para ser bem usado.
Tylor definiu cultura como sendo tudo aquilo que não é biológico, não é genético, que se aprende, como as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: cultura
  • Resenha Cultura, um conceito antropológico
  • Resenha Cultura
  • RESENHA DE CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
  • Resenha: cultura. um conceito antropológico
  • resenha cultura um conceito antropologico
  • Resenha
  • Resenha de Cultura: conceito Antropologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!