Resenha cultura - um conceito antropológico roque de barros laraia

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 24 de maio de 2012
Cultura um Conceito Antropológico - Roque de Barros Laraia

No livro “Cultura um conceito Antropológico”, Laraia faz uma apresentação introdutória ao conceito de cultura. O livro é dividido em duaspartes, na primeira parte ele aborda o desenvolvimento do conceito de cultura, aponta como a natureza colaborou para criação da cultura e cita algumas teorias desde as mais antigas até as maismodernas, na segunda parte do livro Laraia aponta a atuação da cultura e do homem, e como ambos são influenciados respectivamente.

O autor trata também da diversidade cultural, da discussão do dilema daconciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana, diante disso, na primeira parte do livro são abordadas questões como o Determinismo Biológico, e DeterminismoGeográfico. O Determinismo Biológico é uma teoria não aceita pelos antropólogos, que estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Laraiaacredita que o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, o que ele chama de um processo de endoculturação. Ainda na primeira parte do livro o autor trata também sobre o DeterminismoGeográfico, que considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Apesar da popularidade desta teoria, vários antropólogos refutaram o Determinismo Geográficodemonstrando que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais e que é possível existir diversidade cultural em um mesmo tipo de ambiente físico.

Em seguida, Laraia fala sobre oconceito de cultura, e cita John Locke, Jacques Turgot, Jean Jacques Rousseau, e Edward Tylor, cuja definição de cultura é a usada atualmente, “tomado em sem amplo sentido etnográfico é este todocomplexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou habilidade”.

Na sequência, é tratada no livro, a idéia sobre a origem da cultura, em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha, laraia. roque de barros
  • resenha LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico
  • Resenha cultura: um conceito antropológico roque de barros laraia
  • CULTURA: um conceito antropológico ROQUE DE BARROS LARAIA
  • Resenha sobre o livro: cultura – um conceito antropológico, de roque de barros laraia
  • Cultura um conceito antropologico de roque barros de laraia
  • Livro cultura: um conceito antropológico, roque de barros laraia
  • Resumo: Cultura, um conceito antropológico. Roque de Barros Laraia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!