RESENHA CULTURA ORGANIZACIONAL

293 palavras 2 páginas
Disciplina: Comportamento Organizacional e Liderança

RESENHA: COMUNICAÇÃO É CULTURA

MARCHIORI, Marlene Regina. COMUNICAÇÃO É CULTURA. CULTURA É COMUNICAÇÃO. Revista Comunicação Empresarial, São Paulo, n. 31, segundo trimestre 1999.

ANDREA MOREIRA CAETANO
O artigo tem como objetivo salientar a importância da comunicação em meio às inovações, a tecnologia e a modernização das empresas, em prol da mudança da mentalidade dos funcionários, administradores e gestores, em busca de maior produtividade e a melhoria do relacionamento interpessoal.
Dentro de uma organização a interação entre as pessoas é essencial para melhorar o relacionamento entre grupos e ajudá-las a assimilar e se adequar as mudanças relativas à modernização. Outro papel relevante da comunicação é a manutenção de sua cultura organizacional, por meio dos processos de aprendizagem, visando à busca de um objetivo em comum, isto possibilita o comprometimento e a motivação dos seus colaboradores.
A cultura da organização é construída através da forma de agir e de se relacionar de cada pessoa ao longo do tempo, seus comportamentos e sentimentos. A comunicação utilizada informalmente e baseada na compreensão é o que determina a qualidade dessas relações e promove o desenvolvimento empresarial ligado ao pessoal, os indivíduos começam a ver a organização como um todo e produzem resultados positivos que tornam um diferencial diante do mercado competitivo.
Os profissionais da comunicação devem buscar entender a cultura organizacional da empresa, dessa forma encontrarão a maneira mais simples e objetiva para se comunicar com a equipe, de forma que os colaboradores se sintam aceitos e inseridos na organização, e possam estar comprometidos, isso facilita a adaptação as mudanças, as novas tecnologias e até mesmo a uma crise de mercado. A comunicação e a cultura estão fortemente ligadas e são determinantes para o bom desempenho dos profissionais e o desenvolvimento empresarial.
.

Relacionados

  • a educacao financeira
    24511 palavras | 99 páginas
  • PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS
    33711 palavras | 135 páginas