RESENHA CRÍTICA - O PROFISSIONAL DO LAZER NOS CRUZEIROS MARÍTIMOS: “ENTREI DE GAIATO NO NAVIO”?

382 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA

O PROFISSIONAL DO LAZER NOS CRUZEIROS MARÍTIMOS:
“ENTREI DE GAIATO NO NAVIO”?
Olívia C. F. Ribeiro discute a questão dos navios de cruzeiros como campo de atuação dos profissionais do lazer, verificando a identidade desses profissionais, que tipo de papéis exercem, além do fato de como os mesmos visam este campo de atuação que vem crescendo nos últimos anos.
Primeiramente a autora relata como se iniciaram os cruzeiros marítimos destacando seu crescimento no decorrer do tempo, o que ocasionou um impacto econômico positivo, gerando emprego e renda para a população. Outro ponto salientado é a sua particularidade em relação aos outros meios de transporte, bem como as vantagens oferecidas pelos cruzeiros.

[...] Ao mesmo tempo em que se desloca o passageiro de um cruzeiro tem a possibilidade de vivenciar diversas atividades de lazer. Por isso os cruzeiros são diferentes de outros meios de transporte uma vez que o deslocamento, o turismo e o lazer ocorrem ao mesmo tempo.[...] (RIBEIRO, 2006, p. 279)

Posteriormente a autora passa a tratar dos profissionais do lazer nos cruzeiros, argumentando que o perfil desse tipo de profissional deve englobar tais aspectos: conhecimento não-superficial do público, capacidade de montagem e coordenação de equipes, conhecer as diversas formas de abordagens, além de possibilitar aos participantes que escolham livremente as atividades que irão realizar. Mais uma característita ressaltada, com relação aos animadores especificamente, é que estes não precisam necessariamente serem pessoas extrovertidas. Há também a necessidade de uma equipe com formação variada, ou seja, com profissionais que tenham formações distintas. Por fim, a autora expõe o fato de que existe uma não-valorização dos profissionais de lazer com formação acadêmica por parte das empresas, pois estas não fazem esse tipo de exigência (que o profissional tenha formação acadêmica). Tendo em vista todos esses argumentos apresentados foi possível

Relacionados

  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas