RESENHA CRÍTICA: A IMPORTÂNCIA

2268 palavras 10 páginas
DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO BRASIL.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH
COLEGIADO DE PEDAGOGIA

KEYLA GONÇALVES DOS SANTOS
RAIMUNDO R. M. ITAPARICA

RESENHA DE LIVRO
O texto traz uma abordagem sócio-antropológica das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, enfatizando as questões do preconceito e da discriminação racial e sua relação direta quanto à eficácia das políticas públicas de ações afirmativas implantadas pós constituição de 1988.
Mostra de forma contundente a miscigenação racial formadora da população brasileira e a pseudo democracia racial, tão propalada pelo Governo e pelas elites dominantes, mas que contradiz a realidade social e os dados levantados pelas diversas instituições – oficiais ou não – de pesquisa.
Ademais, traça um perfil histórico da origem das desigualdades e demonstra o cunho contraditório dos paradoxos da própria afirmação étnica na sociedade. Não perdendo de vista, também que a idéia de igualdade sempre se apresentou ao pensamento humano conectada e misturada com outras idéias análogas, tais como a de liberdade, justiça, humanidade etc., e com significados e valores muito diversos. Se a igualdade é um valor, como reiteradamente afirmam os filósofos e juristas, é, necessariamente, um valor relativo e só neste plano – o da relatividade – tem sentido.

1 - REFERÊNCIA
LIMA, Patrícia Lacerda Trindade de. A Importância de Politicas Públicas de Ação Afirmativa para Negros no Brasil. Plurais: Revista multidisciplinar da UNEB,v.1, n. 1, p. 92-119, jan./abr.2010.
2 - CREDENCIAIS DO AUTOR
Patrícia Lacerda Trindade de lima, é advogada, pós graduada em Direito público pela UNIFACS. Assessora especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Membro e representante de vários projetos e ações da SETRE, que envolvem as igualdades de gênero, cor, raça, erradicação

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas