Resenha crítica sobre o filme: O Sorriso de Monalisa. Controle Social, Agrupamentos, Categorias

1289 palavras 6 páginas
Controle social
A escola Wellesly era a mais conceituada do país, devido ao seu regime moral tradicionalista .
Seu modelo de implementação de ensino e conduta para vida era o exemplo perfeito para tantas outras que objetivavam o sucesso que a mesma possuía.
Para alcançar tal prestígio social, a escola utilizava um controle social que perpassa a esfera meramente educacional e atinge a conduta pessoal de cada membro da instituição em todos as dimensões de convívio social.
" O controle social refere-se aos vários meios usados por uma sociedade para " enquadrar " seus membros recalcitrantes" - pag 81 Peter Berger
Esse controle é obtivo por meio da socialização, como quando a mãe de Elizabeth, representando o modelo de mães da época, ensinou a filha como se portar e objetivar o casamento e aprender em Wellesly tudo que uma boa mulher precisava para ser uma esposa exemplar, então des de pequena ela foi ensinada, doutrinada a seguir esse comportamento padronizado, generalizado.
Outro instrumento fortíssimo para manutenção desse controle é a sanção. Se foge se dos padrões sofre sanção negativa como por exemplo Katharine tinha mais de 30 anos e não havia se casado e tido filhos, era apontada e servia de exemplo para que as meninas não quisessem ser também humilhadas e continuarem a seguir as regras. E sanção positiva que são os elogios, incentivos para continuarem no padrão,
Assim que Katharine chega em Wellesly conhece uma de suas duas colegas de quarto Nancy Abbey, professora de fala, elocução e postura, um verdadeiro exemplo de perfeita educadora segundo as sagradas tradições, em contrapartida, apresenta-se a enfermeira Amanda Armstrong que, como Nancy faz questão de pontar, tinha uma relação homo afetiva com uma falecida professora da instituição, além de oferecer drinks e distribuir meios contraceptivos paras garotas, ou seja Katharine estava entre dois lados da mesma moeda.
Enquanto Nancy, como boa samaritana que era, fazia questão de preservar e

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas