Resenha Crítica Onde foram parar todos os criminosos?" De Levitt e Dubner

446 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA

LEVITT, Steven; DUBNER, Stephen, 2005, “Onde foram parar todos os criminosos?”.

1. Resumo
Os autores contam a história da queda da criminalidade americana nos anos 90. Iniciam comparando-a com a história do aborto na Romênia. Nos 15 anos anteriores, os crimes violentos nos EUA haviam aumentado 80%. Porém no início dos anos 90 esse índice despencou subitamente.
Surgiram várias explicações sobre essa queda, tais como estratégias policiais inovadoras, número maior de policiais, melhora da situação econômica, crescente confiança nas prisões, aumento da aplicação da pena capital, leis mais rígidas de controle de armas e mudança nos mercados de drogas. Levitt e Dubner analisam cada explicação e utilizam vários argumentos para demonstrar a veracidade ou a refutabilidade de cada explicação. A melhora da situação econômica foi logo descartada por um estudo minucioso dos dados. O segundo fator foi o aumento das prisões que por fortes indícios baseado em estatísticas foi vinculado aos níveis mais baixos de criminalidade.
Já a aplicação da pena capital (normalmente associada ao encarceramento) é rara nesse país e envolvem delongas, assim criminoso algum desistiria do crime em função desta ameaça. E claro alguém teve que investigar e capturar o bandido. Daí vem o aumento do numero de policiais e suas estratégias inovadoras. Os autores através de argumentos e exemplos mostram que “mais policiais realmente contribuem para reduzir os índices da criminalidade” e que estes independem de novas estratégias para haver essa redução.
A hipótese das leis mais duras em relação a armas também foi descartada, pois diversos estudos concluíram que essas leis não diminuem a criminalidade. O colapso do mercado de drogas não teve efeito algum nesta queda, já que foi responsável por uma grande redução, porém havia proporcionado um aumento muito maior. E por fim o envelhecimento da população também não teve parcela importante nesta redução.
Porém o principal fator

Relacionados

  • TESE
    132716 palavras | 531 páginas