resenha crítica "Oexistencialismo é humanismo"

464 palavras 2 páginas
Resenha Critica

O existencialismo é humanismo Sebastian Roa

Comunicação Social – Jornalismo ; UFAM O texto de Sartre “O Existencialismo é humanismo” nos leva por uma viagem analítica à nossa sociedade. O seu objetivo principal é responder uma série de críticas que são feitas ao existencialismo por arte da igreja católica e outros movimentos como os marxistas.
Em sua linha de pensamento é possível entender o quanto essa tal palavra – Existencialismo – está ligada ao sentido de liberdade do homem, que muitas vezes se vê presa pelas correntes do conservadorismo e dogmas que prezam pelo bem estar apenas de uma minoria.

O existencialismo mais do que uma ideologia é uma forma de viver, é uma expressão nítida do homem por si mesmo, na arte, na literatura e no modo de pensar, talvez muitos pensem como existencialistas mas não se denominam como tal. Sartre em seu texto ressalta a curiosidade do homem como forma de se libertar do convencional de quebrar as barreiras e transpor os limites.
Deus não existe para os existencialistas tendo em conta que para eles é o homem o único responsável pelas suas decisões. A religião acaba por limitar o homem desde sua criação a muitas coisas, pois sua prerrogativa de existência é “a essência precede a existência”, isto é, se concebermos um deus como criador de tudo, que faz tudo à sua obra e graça, estaremos nos limitando a algo que nos foi posto para fazer na terra, se deus quer que eu seja carpinteiro, serei carpinteiro a vida toda, e assim por diante.

É nesse ponto que o existencialismo inverte a lógica e acredita que o homem existe para ser, para se construir através do tempo à sua obra e sua própria semelhança. O ser é um fruto de mim mesmo e no momento em que escolho quem quero ser, estarei escolhendo pela humanidade toda, comenta Sartre, neste ponto a resposta é clara àqueles que sugerem que o existencialismo seja desumano.
Acima de tudo o existencialismo é uma realidade muito mais comum do que

Relacionados