RESENHA CRÍTICA: GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL POR MEIO DO BALANCED SCORECARD

462 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA: GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL POR MEIO DO BALANCED SCORECARD
O artigo, escrito por Campanholo, Fernandes e Fontes e publicado na revista da Faculdade Católica de Uberlândia em 2010, apresenta um levantamento bibliográfico sobre a utilização do Balanced Scorecard para gestão estratégica das empresas.
O texto se inicia com uma introdução elaborada sobre a importância do Planejamento Estratégico dentro de uma organização e evolui na defesa de que um Balanced Scorecard é uma ferramenta facilitadora de sua implantação. O artigo se propõe a demonstrar a eficiência da aplicabilidade em um modelo de estratégia, delimitando ao período de implantação e o seguinte à utilização da ferramenta.
Na fundamentação teórica, os autores passam brevemente sobre conceitos de estratégia, com embasamento teórico em três autores diferentes, o suficiente para conceituar o tema. A seguir, é explicada em detalhes a matriz SWOT com a apresentação e explicação de cada um dos quadrantes.
Os autores então fazem uma breve análise sobre a estrutura industrial, e focam na explanação das 5 forças competitivas de Michael Porter: ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre a concorrência. Em continuidade, explicam muito brevemente as estratégias competitivas genéricas, de liderança em custo, diferenciação e foco, e dá ênfase na defesa de que o Balanced Scorecard deve definir a orientação estratégica da empresa.
A parte mais completa em explicação do artigo, na minha opinião, dá-se no tópico a seguir, onde os autores explicam cada uma das perspectivas constantes no Balanced Scorecard: Financeira, Clientes/Consumidor, Processos internos e Aprendizagem e Conhecimento, com um modelo gráfico de como essas perspectivas devem estar balanceadas e como se convergem nos componentes estratégicos.
A próxima seção trata sobre mapas estratégicos e exemplifica, em uma adaptação de

Relacionados