Resenha Crítica: Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) – Um Estudo de Caso – Um olhar sobre o Estudo de Anselmo 2002

1351 palavras 6 páginas
Resenha Crítica: Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) – Um Estudo de Caso – Um olhar sobre o Estudo de Anselmo 2002
Segundo Tom Peters, “Os projetos, e não as tarefas repetitivas são as bases para a superioridade nos negócios”. Na visão de Peters não se atinge a eficiência e eficácia nos resultados dos projetos, sem instrumentos e técnicas modernas de gerenciamento de projetos.
A partir dessa visão, tem se observado que profissionais, equipes e organizações tem buscado o conhecimento de como implementar esses métodos e técnicas no gerenciamento de projetos, onde uma organização é considerada madura ao dispor em sua estrutura da presença do Escritório de Gerenciamento de Projeto, que até pouco tempo era considerado modismo hoje se torna uma necessidade.
Este pensamento é corroborado por pensadores como FRAME (1995), FORMAM e RAGHAVAN (2000), CRAWFORD (2000b), onde esta necessidade se justifica pelos altos índices de falhas e ineficiência no gerenciamento de projetos ocasionados por falta de padrões, métodos, técnicas e instrumentais apropriados para que se possa alcançar de modo efetivo e agregando valor competitivo à empresa o escopo dos objetivos planejados.

Apesar dessa necessidade, alguns autores, como DINSMORE (2002) discorrem da afirmativa, colocando que esses Escritórios de Gerenciamento de Projetos podem não ser soluções viáveis pra o grande número de empresas.
Neste cenário onde alguns autores acreditam no alto potencial de ganho dos EGP’s, e outros que não passam de uma moda passageira, torna-se necessário um estudo mais aprofundado para que possamos compreender qual das hipóteses é a verdadeira.
O estudo de caso baseia-se no trabalho de ANSELMO (2002), onde além de comparativos somou se a um referencial bibliográfico, a implantação e operação de um EGP de uma empresa de grande porte do setor de telecomunicações, como instrumento de apoio à gestão de projetos e implementação de estratégias organizacionais, cuja abordagem utilizada foi a de

Relacionados

  • Meus documentos
    312 palavras | 2 páginas